O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Série produzida por COC/Fiocruz, TV Brasil e ICMBio vence Prêmio TAL 2024


07/01/2025

COC/Fiocruz

Compartilhar:

A série Nos Caminhos dos Viajantes foi a grande vencedora do Prêmio Televisión América Latina (TAL), na categoria Ambiente, em cerimônia realizada em 19 de dezembro. Produzida a partir de parceria da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) com EBC/TV Brasil e o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), a série refaz algumas das primeiras expedições científicas que revelaram a beleza e a diversidade dos ecossistemas brasileiros, no século 19, seguindo as trajetórias feitas por cientistas como o inglês Charles Darwin, desde as ilhas de Fernando de Noronha e Abrolhos, passando pelo litoral do Rio de Janeiro até as montanhas de Minas Gerais.

Diretor da COC/Fiocruz, Marcos José de Araújo Pinheiro destaca que a série “reafirma o compromisso da Casa de Oswaldo Cruz com temas relacionados à história ambiental e das ciências e ao patrimônio natural e cultural, principalmente no contexto de crise climática”, acrescentando que essas questões já haviam sido abordadas em Parques do Brasil, outro programa produzido em parceria com a EBC.

“Esta premiação nos gratifica de duas maneiras: uma por reconhecer a qualidade e todo o trabalho que foi desenvolvido; outra por destacar a importância da biodiversidade na história da ciência”, afirma.

Sobre Prêmio Televisión América Latina (TAL)

A TAL é uma rede de incentivo, intercâmbio e divulgação do audiovisual latino-americano. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que reúne centenas de associados, dentre canais públicos de TV, instituições culturais e educativas e produtores independentes.

Em 2024, o Prêmio TAL recebeu 457 inscrições de 52 canais em 12 países da América Latina. A nova edição apresenta categorias inovadoras, incluindo Conteúdo sobre Direitos Humanos, com o objetivo de destacar produções que promovam sensibilização, educação e mobilização social em relação a esse tema. Outra categoria incluída na edição do ano passado foi Conteúdo com Perspectiva de Gênero e Diversidades.

Além de Ambiente, a TV Brasil concorreu nas categorias Democracia – Especial Paralelos; Entrevista – Dando a Real com Leandro Demori e Coberturas Especiais de Jornalismo – Série Violência Policial no Brasil.

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.