Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Obra sobre transição digital e saúde tem participação de colaboradores de Bio-Manguinhos


10/01/2025

Helouise Costa (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

Compartilhar:

Em dezembro, durante o último Centro de Estudos de 2024 de Farmanguinhos, foi lançado o livro “Gestão do Conhecimento na Transição Digital e Saúde”. Organizada por Jorge Magalhães, coordenador da missão de Farmanguinhos/Fiocruz em Portugal, e Henrique Silveira, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade NOVA de Lisboa, a obra é prefaciada por Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico – Industrial da Saúde (SECTICS/MS). Participaram do livro autores de diferentes unidades da Fiocruz e de instituições externas.

“Gestão do Conhecimento na Transição Digital e Saúde” oferece uma visão dos desafios e oportunidades que surgem na interface entre tecnologia e gestão, com foco nos setores da saúde e farmacêutico, através da análise de estudos de caso e discussões teóricas. A obra é voltada para gestores, profissionais e acadêmicos das áreas de gestão, tecnologia da informação, saúde, e demais interessados em compreender as dinâmicas da era digital e em como gerenciar o conhecimento para se adaptar e prosperar nesse cenário.

Três dos treze capítulos da publicação foram escritos por colaboradores de Bio-Manguinhos/Fiocruz. Juliana Satie e Rosana Santos (Projeto Harmonia/VGEDI) participaram do terceiro capítulo sobre o papel das tecnologias emergentes na melhoria da comunicação em gestão de projetos, com foco na indústria farmacêutica. O quinto capítulo, intitulado “Alinhando tecnologia, negócio e conhecimento organizacional com arquitetura corporativa” foi escrito por André Queiroz (Projeto Harmonia), Kellen Cristina Nery (Ditin/VGEDI) e Elezer Lemes (VDIAG). Já o tema do décimo capítulo sobre tecnologia emergente na era do conhecimento para o desenvolvimento de software contou com a contribuição de Kellen Cristina Nery, Marcelo Castro (Dgati/VGEDI) e Elezer Lemes.

Para Kellen Cristina, a obra possui uma importância significativa para os colaboradores de Bio-Manguinhos ao abordar, de forma abrangente, os desafios e oportunidades da transformação digital no setor de saúde e no complexo industrial farmacêutico: “O livro oferece análises detalhadas sobre temas como conectividade, inteligência artificial, big data e tecnologias emergentes, destacando como essas inovações podem ser integradas à gestão do conhecimento para promover avanços científicos e estratégicos. Além disso, propõe caminhos e ferramentas que ajudam os profissionais a enfrentarem as rápidas mudanças tecnológicas, fortalecendo a inovação e alinhando-a aos princípios de equidade, sustentabilidade e bem-estar social”.

A publicação está disponível para venda.

* Imagem: Acervo Bio-Manguinhos/Fiocruz

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar