O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) dá início as atividades que marcam o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro, com o evento Oficina Transcrições, na próxima sexta-feira (31/01), a partir das 13h, no Auditório do Pavilhão de Ensino do INI/Fiocruz, realizado pela equipe de Educação Comunitária do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST, HIV/Aids (LapClin Aids) do Instituto. A Oficina Transcrições é organizada pelo Coletivo Transcrições que promove regularmente eventos e oficinas que combinam atividades lúdicas, culturais, educativas e de acolhimento que buscam promover o acesso à saúde e aos direitos da população trans.
Na programação da oficina será lançado um novo episódio da série Cozinhando com PrEPina Blue, que utiliza o humor e a linguagem simples para promover a saúde e a prevenção de doenças infecciosas. Neste episódio será abordado a mpox.
No dia 7 de fevereiro, haverá um novo evento de caráter científico com apresentação dos resultados da pesquisa Travestilidades Negras e dos projetos HPTN 091 e Brilhar e Transcender (BeT).
A abertura da Oficina Transcrições contará apresentação da artista Negrynni Venture, seguida pela apresentação do arte-educador, Arthur Chaves que falará sobre Arte como Reflexo da Resistência, conectando as vivências trans à expressão artística.
A programação segue com apresentação de vídeo retrospectivo, mediado pela equipe de Educação Comunitária do LapClin Aids, com apresentações de Alessandra Salazary; e Vitória Françoise cuja apresentação artística encerrará o evento às 15h45.
Veja programação completa aqui.
* Edição: Alexandre Magno