Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lidera CORC de Flavivírus e inicia mapeamento interno


02/01/2025

Elisandra Galvão (VPPCB/Fiocruz)

Compartilhar:

A OMS lançou uma nova estratégia para a identificação de patógenos prioritários por meio do Programa R&D Blueprint do Departamento de Emergências em Saúde. A iniciativa, lançada em 2024, destaca a pesquisa e desenvolvimento (P&D) como elemento central na prevenção, preparação e resposta a epidemias e pandemias. Nesse contexto, para cada família de patógeno prioritário, será constituído um Consórcio Aberto e Colaborativo em Pesquisa (CORC) - um hub global integrado por diferentes atores do ecossistema multilateral de saúde pública (especialistas, instituições de pesquisa, financiadores, partes interessadas - stakeholders, academia, desenvolvedores de contramedidas médicas, agências reguladoras, etc.).

Os objetivos principais consistem em coordenar globalmente as atividades de P&D para preencher lacunas de conhecimento por meio de mapeamento permanente de grupos/pesquisas estratégicas e iniciativas de desenvolvimento tecnológico e inovação, de modo a facilitar a circulação de informações estratégicas e acelerar a resposta às emergências em saúde pública de importância internacional. Espera-se promover a P&D de forma mais colaborativa e coordenada e, especialmente, reduzir a iniquidade no acesso ao conhecimento, informações e contramedidas médicas.

A Fiocruz foi convidada e aceitou o desafio de liderar o CORC de Flavivírus, abrangendo patógenos ligados à dengue, zika, febre amarela e febre do Oeste do Nilo. Todas e todos os pesquisadores que trabalham com patógenos relacionados a essas doenças estão convidadas/os a participar do mapeamento. Basta responder ao questionário até 23 de janeiro de 2025 e enviar para: vppcb@fiocruz.br. Além disto, será promovida uma reunião aberta no início de 2025 para apresentação detalhada da proposta e esclarecer dúvidas.

 

*Foto da homepage: Unsplash

Voltar ao topoVoltar