Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Rede Fio-Nano traz duas convidadas para webinário sobre nanotecnologia aplicada à saúde


26/12/2024

Por Bruno Moraes | VPPCB

Compartilhar:

A nanotecnologia é um campo de estudo voltado a desenvolver aplicações práticas utilizando-se de partículas muito menores do que uma célula (na escala de nanômetros). Este campo de estudo é vasto, e tem aplicações que vão da robótica à ciência de materiais, passando por aplicações voltadas à área de saúde. O uso da nanotecnologia para a saúde traz importantes promessas para áreas como a oncologia, terapia para doenças genéticas, terapias de ação localizada, dentre outras. Para tratar da intersecção entre nanotecnologia e as pesquisas em saúde, o Programa de Pesquisa Translacional em Nanotecnologia (Fio-Nano) convidou, no último dia 17, duas cientistas para dividir suas vivências e resultados de pesquisa em um Webinário: a pesquisadora farmacêutica e professora titular da USP, Maria Vitória Lopes Badra Bentley; e a também farmacêutica e pesquisadora em saúde pública do Instituto René Rachou (Fiocruz-MG), Anna Carolina Pinheiro Lage. O Webinário contou também com a participação dos coordenadores da Rede Fio-Nano, os pesquisadores Fabio Formiga, do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz PE, e Carlos Calzavara, do  (Instituto René Rachou/Fiocruz MG.

Após uma breve introdução, Dr. Fabio Formiga, mediador do Webinário, agradeceu a presença das convidadas, ressaltando a importância dos webinários para o Programa de Pesquisa Translacional, ao abordar as diferentes aplicações biomédicas de diferentes nanomateriais e seu potencial no desenvolvimento de produtos inovadores para a saúde. O webinário iniciou com a apresentação da Dra. Maria Vitória Bentley, que teve seu foco na aplicação da nanotecnologia para terapia de silenciamento gênico em doenças cutâneas. A pesquisadora e coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanotecnologia Farmacêutica compartilhou algumas de suas pesquisas com nanocarreadores voltados ao silenciamento gênico e vacinas de mRNA, trazendo resultados promissores visando novos tratamentos para condições como câncer de pele, psoríase, vitiligo e dermatite atópica. 

Em sua apresentação, Dra. Maria Vitória também apontou vantagens e limitações do RNA de interferência de pequeno tamanho (siRNA) no silenciamento de genes associados a condições de saúde cutânea. A pesquisadora explicou o delineamento dos ensaios para as duas principais condições com as quais ela trabalha junto a seus colaboradores: psoríase e vitiligo, ambas doenças autoimunes. Utilizando cultura de células e modelos animais, Dra. Bentley e seu grupo conseguiram promover uma reversão da inflamação nas duas patologias. Ela apresentou ainda alguns resultados de pesquisa com silenciamento gênico no contexto de melanoma, no qual também foi possível evidenciar uma reversão de dois dos principais marcadores alterados: a morte celular programada (apoptose), que em pacientes de melanoma encontra-se diminuída, e a vascularização, que encontra-se aumentada. Através do silenciamento de alguns genes-chave implicados na patologia do melanoma, foi possível aumentar as taxas de apoptose e reduzir a angiogênese — que é a geração de novos vasos sanguíneos.

Em seguida, Dra. Anna Carolina Lage abordou o uso da nanotecnologia do ouro na área biomédica. Ela apresentou um panorama atualizado sobre o uso de nanopartículas de ouro, suas propriedades, biocompatibilidade, funções catalíticas e facilidade de síntese. A pesquisadora do Instituto René Rachou também alguns dos projetos de pesquisa que desenvolve com nanopartículas de ouro para  aplicações no diagnóstico de doenças como a leishmaniose. Dra. Anna Carolina abordou a utilização desses nanomateriais no desenvolvimento de biosensores e em terapias, apresentando algumas tecnologias em diferentes estágios de desenvolvimento no seu grupo de pesquisa e em colaboração com instituições parceiras. 

Em seguida, Anna Carolina trouxe resultados do uso de nanopartículas de ouro na microscopia, no desenvolvimento de sensores para detecção de material genético amplificado e para a detecção direta de moléculas de interesse. A cientista apresentou ainda alguns resultados iniciais do uso de nanopartículas de ouro em fototerapia contra a leishmaniose, além do uso de nanopartículas associadas a polifenóis naturais para tratamento de infecções por Candida albicans.

Com duas apresentações sobre aplicações promissoras da nanotecnologia na pesquisa em saúde, o webinário foi uma oportunidade para atualizar conhecimentos e para fomentar uma rica discussão sobre o potencial da nanotecnologia em biotecnologia e saúde, do diagnóstico ao tratamento de doenças. Ao final das apresentações, uma seção de perguntas permitiu a interação entre o moderador, palestrantes e participantes através de perguntas e comentários encaminhados pelo chat da transmissão. O webinário foi transmitido e arquivado no canal da Vídeo Saúde, e pode ser assistido online. A série de webinários da Rede Fio-Nano continua e novos episódios estão previstos em 2025.

 

Voltar ao topoVoltar