Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz e Universidade Jean Piaget firmam parceria para cooperação científica


11/12/2024

Fonte: Fiocruz Pernambuco

Compartilhar:


A Fiocruz Pernambuco recebeu nesta semana o reitor da Universidade Jean Piaget da Guiné-Bissau, Aladje Baldé, para uma visita institucional que simbolizou o início de uma relação de cooperação entre as duas instituições. O encontro incluiu a assinatura de um acordo de colaboração mútua em pesquisa e formação científica.

Aladje Baldé foi recepcionado pelo diretor da Fiocruz Pernambuco, Pedro Miguel dos Santos, e pelos chefes de departamentos de pesquisa da instituição. Durante a visita, o reitor teve a oportunidade de conhecer os laboratórios e instalações da unidade, fortalecendo o diálogo sobre possíveis frentes de trabalho conjunto.

De acordo com Pedro Miguel dos Santos, a parceria já conta com uma base firmada pelo presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e se apresenta como um projeto promissor. “A visita marca o início de uma cooperação, já formalizada pela nossa presidência. Com nossa natureza virtual e simbólica, podemos estabelecer um elo de troca e aprendizado. Esperamos que seja um início humano e frutífero dessa relação entre as duas instituições”, destacou.

O reitor da Universidade Jean Piaget, por sua vez, reforçou o caráter estratégico da colaboração, destacando os desafios enfrentados pelo continente africano no campo da saúde pública. “Estou aqui nessa visita com o sentido de poder fazer uma parceria estratégica com a Fiocruz. Nosso objetivo é ajudar Guiné-Bissau na formação de jovens e na criação de condições para responder às emergências de saúde pública, já que estamos localizados em um continente quase que totalmente tropical, que serve como um laboratório vivo”, afirmou Aladje Baldé.

Além dos momentos de interação e planejamento,  Baldé também ministrou palestra no Centro de Estudos da Fiocruz PE. Com a temática “Pesquisa em Saúde na África - Desafios e Oportunidades”, o encontro trouxe reflexões sobre os obstáculos e avanços na produção científica africana, destacando a importância de parcerias internacionais para fortalecer o desenvolvimento local e global no campo da saúde.

A visita do reitor marca o início de uma parceria para unir esforços em prol da formação científica, do avanço nas pesquisas em saúde e do enfrentamento das demandas de saúde pública, contribuindo para a promoção do bem-estar nos dois continentes.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar