05/12/2024
Fonte: Ensp/Fiocruz
A Vice Direção de Atenção à Saúde e Laboratórios de Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Vdal/Ensp/Fiocruz), vai realizar, no dia 16 de dezembro, o webinário "Saúde da Criança Negra: avanços necessários ao cuidado integral". O evento começa às 14h30 e será transmitido pelo canal da Ensp no YouTube.
As palestrantes convidadas são a médica de família e comunidade da Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira e mestre em Saúde Pública pela Ensp, Larissa Jatobá; a professora da Faculdade de Odontologia da UFMG e doutora em Odontopediatria pela mesma universidade, Letícia Martins; e a assistente social da Pediatria do Hospital Federal de Bonsucesso e especialista em Serviço Social e Saúde pela Uerj, Michelle Garcia. A moderação será feita pela assessora da VDAL/Ensp e doutora em Saúde Coletiva pelo IFF/Fiocruz, Claudia Fonseca Santamarina.
A VDAL/Ensp está realizando um processo de educação permanente em saúde para trabalhadoras e trabalhadores do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF) e do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) sobre a Saúde da População Negra, LGBTQIAPN+, População com Deficiência e Pessoas em Situação de Sofrimento Psíquico. O objetivo é sensibilizar profissionais e pesquisadores para um novo olhar sobre como as desigualdades e o racismo produzem vulnerabilidades na criança negra, para ser possível produzir novas informações científicas e aprimorar o cuidado dirigido a essa população.
Entre os temas abordados junto às equipes dos centros de assistência ligados à Escola, está a Saúde da Criança Negra, que ainda carece de atenção específica por parte de gestores e profissionais do SUS. “Mesmo em termos de Política de Saúde da Criança, o recorte racial ainda é pouco aprofundado, embora a taxa de mortalidade e adoecimento entre crianças negras seja muito preocupante. Temos pouquíssimas pesquisas na área e as palestrantes convidadas para o evento têm informações e reflexões importantes a oferecer”, explicou Claudia Santamarina.
Mais em outros sítios da Fiocruz