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ENSP lança Curso Autoinstrucional de Monitoramento e Avaliação para o Controle Social do SUS


08/11/2024

Danielle Monteiro (Ensp/Fiocruz)

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Após colocar em prática uma das pautas mais demandadas nas Conferências Nacionais de Saúde, a ENSP vai dar mais um passo em prol da democracia e da participação social no Sistema Único de Saúde. A Escola lançou, nesta quarta-feira (6/11), no Campus Virtual Fiocruz, o formato autoinstrucional do curso de Monitoramento e Avaliação para o Controle Social do SUS, ofertado a representantes dos conselhos de saúde no ano passado. No dia 22 de novembro, a ENSP vai promover um webinário para a divulgação da iniciativa, com transmissão no Canal do Conselho Nacional de Saúde (CNS) no Youtube. O curso é fruto de parceria da Escola com o CNS e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Na ocasião, também será lançado o edital do mestrado profissional Participação e Controle Social em Saúde. O evento será aberto ao público e não será preciso se inscrever para participar. 

“Observamos a necessidade de maior capilarização da proposta formativa e sua importância para o fortalecimento dos processos de monitoramento e avaliação para o controle social no SUS. Por isso, construímos um curso autoinstrucional, disponibilizado via Campus Virtual da Fiocruz”, explica a pesquisadora da ENSP, Marly Cruz, que coordena a atividade juntamente com a professora Juliana Kabad, da UFMT. 

O Curso Autoinstrucional de Monitoramento e Avaliação para o Controle Social do SUS foi destaque na 360 Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, ocorrida no dia 6 de novembro, em Brasília. Confira aqui

Participarão da mesa de abertura do webinário de divulgação do curso, o diretor da ENSP, Marco Menezes; a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC), Cristiane Vieira Machado; as coordenadoras da iniciativa, Marly Cruz, pesquisadora da ENSP, e Juliana Kabad, professora da UFMT; o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto; a chefe de Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, Virgínia Motta; além do coordenador de Lato Sensu da Vice-Direção de Ensino da ENSP, Gideon Borges; e de Fernanda Martins, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Em seguida, será realizada uma roda de conversa, com a participação do conselheiro nacional do segmento de Usuários, atual presidente do CNS e aluno do curso, Fernando Pigatto; a coordenadora de produção do curso autoinstrucional no Campus Virtual da Fiocruz, Larissa Marques; o conselheiro nacional no segmento de Gestores, membro da mesa diretora do CNS e aluno do curso, Neilton Araújo de Oliveira; a docente, assessora pedagógica do curso e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPJV/Fiocruz), Bianca Borges; e a assessora técnica do CNS e aluna do curso, Maria Eugênia Cury. A moderação ficará a cargo da professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT e docente do curso, Maria Angela Martins.

Sobre o curso

O Curso Autoinstrucional de Monitoramento e Avaliação para o Controle Social do SUS foi lançado no Campus Virtual Fiocruz, sendo voltado para apoiadores técnicos ou representantes de conselhos de saúde (municipais, estaduais, nacionais) e demais interessados no tema. Com base no arcabouço teórico e metodológico do Monitoramento e Avaliação em Saúde, o curso visa a qualificação na aplicação dessas ferramentas de M&A no contexto do controle social no SUS. 

A formação oferece conceitos, métodos e aplicações práticas para fortalecer a atuação dos conselhos na fiscalização e melhoria das políticas públicas de saúde. Inédita, a iniciativa foi construída coletivamente com o CNS e instituições parceiras.

O curso será oferecido na modalidade on-line e composto por três módulos, com carga horária de 60h. A fim de adaptar o material didático para o formato autoinstrucional, o conteúdo foi organizado em forma de textos e recursos visuais, como, gráficos, vídeos e podcasts. Foi elaborado, também, um e-book sobre a atividade. Serão disponibilizadas, ainda, 13 videoaulas, com a participação das coordenadoras, docentes e tutores, sobre o conteúdo dos módulos, com recursos de acessibilidade de legenda e tradução de libras, assim como a indicação de leituras complementares. 

Conheça mais sobre o curso 

Acesse o portfólio da formação 

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