16/10/2024
Fonte: Icict/Fiocruz
O tema do próximo seminário online do Centro de Estudos do Icict é 'Como combater o idadismo estrutural: direitos, informação, ciência e ações afirmativas'. A atividade será transmitida na sexta-feira, 18/10, às 14h, no canal da VideoSaúde Distribuidora.
Apesar de o envelhecimento populacional ser amplamente reconhecido como uma das principais conquistas sociais do século 20, reconhece-se, também, que este traz grandes desafios para as políticas públicas. No debate pretende-se abordar a evolução da agenda das políticas públicas na questão do envelhecimento populacional tanto em nível internacional quanto no plano nacional, revisar a ausência/presença da pessoa idosa nas prioridades da agenda pública da saúde pública assim como nos editais de pesquisa.
Palestrante: Richarlls Martins da Silva (Comissão Nacional de População e Desenvolvimento do Brasil - CNPD)
Atual presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD) do Brasil, órgão que busca promover o debate e a formulação de políticas públicas relacionadas à população e ao desenvolvimento sustentável. Tem se destacado por sua atuação em temas como planejamento familiar, direitos reprodutivos e políticas de inclusão social, sempre buscando integrar as questões populacionais ao desenvolvimento econômico e social do país.
Palestrante: Alexandre da Silva (Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa/Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania)
Especialista em políticas públicas voltadas para a pessoa idosa no Brasil. Como Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, é responsável por coordenar e implementar ações que promovam a proteção e a cidadania das pessoas idosas, buscando garantir seus direitos e bem-estar. Seu trabalho envolve a articulação com outras esferas de governo e organizações da sociedade civil para desenvolver programas e iniciativas que atendam às necessidades desse público.
Debatedora: Dalia Elena Romero (Laboratório de Informação em Saúde - Icict/Fiocruz)
Graduada em Sociologia pela Universidad Católica Andrés Bello (UCAB-Venezuela), mestre em Demografia pelo Colégio de México e doutora em Saúde Pública pela Fiocruz. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Informação e Saúde e coordena o Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento da Fiocruz (GISE/Fiocruz). Atua principalmente nos temas de saúde coletiva sobre envelhecimento, mortalidade e métodos de monitoramento de indicadores de políticas públicas na área da saúde.
Obs.: Evento aberto ao público, sem necessidade de inscrições ou emissão de certificados.
Seminário online do Centro de Estudos do Icict
Tema: Como combater o idadismo estrutural: direitos, informação, ciência e ações afirmativas
Data: 18 de outubro
Horário: 14h
Transmissão
Mais em outros sítios da Fiocruz