Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IFF/Fiocruz promove 14ª Jornada de Enfermagem em Saúde da Mulher


17/09/2024

Juliana Brum (IFF/Fiocruz)*

Compartilhar:

A 14ª Jornada de Enfermagem em Saúde da Mulher do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) teve início no dia 28 de agosto. O evento foi organizado pelos coordenadores da Pós-Graduação Lato sensu de Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher do Instituto, Paulo São Bento e Rozânia Xavier. Com o tema “Do singular ao plural: um convite para refletir sobre as diversidades no cuidado em saúde”, a Jornada reuniu enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, estudantes, acadêmicos e profissionais da área da saúde, que lotaram o Centro de Estudos Olinto de Oliveira (CEOO).

Durante a abertura, Paulo relembrou as origens da Jornada, que começou há 16 anos como um projeto modesto, mas ambicioso. Ele destacou o compromisso de fortalecer a enfermagem obstétrica e ginecológica no Instituto, e como o evento se consolidou ao longo dos anos, tornando-se um espaço vital para discussões e reflexões.

Paulo celebrou as contribuições de muitos profissionais que ajudaram a Jornada a crescer e a expandir seu alcance, transcendendo a enfermagem para envolver diversas áreas da saúde. Ele também mencionou como a Jornada impulsionou a criação de cursos de especialização e residências na área, refletindo o compromisso do IFF/Fiocruz com o crescimento profissional e a transformação social. Paulo encerrou ressaltando a importância de continuar essa tradição e inspirar novas gerações a se comprometerem com a ciência e a melhoria do cuidado à saúde da mulher.

Rozânia salientou que os participantes da Jornada têm a oportunidade de interagir com colegas especialistas, ampliando tanto seus conhecimentos quanto suas redes de contatos. Ela convidou todos a mergulharem nas discussões, reforçando o caráter inclusivo e colaborativo do evento.


Da esquerda para a direita: Rozania Xavier, Paulo São Bento e a mestre de cerimônia, Maria Luiza Campanaro (Foto: Bruno Guimarães)

Participaram da mesa de abertura o diretor do IFF/Fiocruz, Antônio Meirelles; a coordenadora de Atenção à Saúde do Instituto, Patrícia Marques; a coordenadora de Educação do IFF/Fiocruz, Carla Trevisan; a responsável técnica de Enfermagem do Instituto, Vívian Marinho; a representante da coordenação da Área de Atenção Clínico-cirúrgica à Mulher do IFF/Fiocruz, Bárbara Brasil; e a representante da coordenação da Área de Atenção Clínico-cirúrgica à Gestante do Instituto, Thalita Oliveira.

Thalita manifestou sua gratidão pela oportunidade de participar deste momento de celebração, parabenizando Paulo e Rozânia pela iniciativa anual de promover um evento científico tão relevante. Ela destacou ainda a importância da Jornada para os profissionais IFF/Fiocruz, incluindo trabalhadores, residentes e acadêmicos, por proporcionar discussões sobre temas essenciais ao cuidado especializado.

Bárbara enfatizou a importância de tratar, refletir e debater sobre a diversidade no cuidado em saúde que possam orientar mudanças nas condutas, rotinas e protocolos. Ela ressaltou a abrangência do cuidado prestado às mulheres, desde o ventre até a velhice, e a importância de considerar a pluralidade de cuidados no trabalho da equipe de enfermagem. Em seguida, Vívian incentivou os participantes a aproveitarem a oportunidade de escutar atentamente as discussões ao longo do evento. Ela reforçou o compromisso do Instituto no cuidado à mulher e a força dessa área dentro da instituição.

Em sua fala, Carla mencionou a atuação de ensino e pesquisa do Instituto com a temática da saúde da mulher. Ela convidou os presentes a conhecerem mais sobre o Instituto, incentivando a participação nos processos seletivos abertos e futuros. "Será um prazer ter vocês aqui de volta. Estamos cumprindo nosso papel de qualificar o cuidado à mulher e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Após, Patrícia apontou que o conhecimento produzido pelo IFF/Fiocruz precisa ultrapassar as barreiras físicas para se materializar em uma "rede viva" de cuidado. Ela caracterizou o Instituto como um local de excelência e privilégio, apesar dos desafios enfrentados. Patrícia finalizou recitando um poema anônimo sobre ser mulher, exaltando a força, determinação e delicadeza inerentes ao feminino.

Antônio Meirelles iniciou sua fala celebrando o auditório lotado e a participação on-line. Ele ressaltou que a formação de profissionais qualificados para o SUS é um valor fundamental da instituição, destacando a escolha do tema da jornada, que foca na inclusão e no cuidado de todas as mulheres. "A função essencial dos profissionais de saúde é cuidar das pessoas como elas são. A inclusão é fundamental!", afirmou.

Na Cerimônia da Lâmpada, Patrícia Marques falou sobre o símbolo e seus significados, que remonta à história de Florence Nightingale, a "Dama da Lâmpada". O objeto que Florence carregava em suas rondas noturnas tornou-se um símbolo universal da enfermagem, sua chama é a luz que ilumina os caminhos do cuidar enquanto arte e ciência. Durante a cerimônia, foi conferida uma menção honrosa à insigne enfermeira Tânia de Paula Santana, em reconhecimento aos seus 38 anos de contribuição para o SUS e para o fortalecimento do cuidado obstétrico no IFF/Fiocruz.

Na oportunidade, Tânia expressou sua surpresa e alegria ao receber a homenagem. Ela lembrou de sua trajetória no IFF/Fiocruz, onde contribuiu significativamente para a formação de colegas e para o crescimento da enfermagem na instituição. "Estou muito feliz e agradecida. Esta casa sempre foi um lugar de desafios, mas também de muita evolução. Ver o corpo de Enfermagem do IFF/Fiocruz hoje me enche de orgulho".

O evento seguiu com um painel sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) de 2024, que tem como slogan "Amamentação: apoie em todas as situações". Membro do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), Maria Inês Couto de Oliveira, explanou sobre o tema. O painel também contou com as palestras "Amamentação e deficiência: refletindo sobre cuidado, interdependência e autonomia", conduzida pela enfermeira obstetra do IFF/Fiocruz, Fernanda Moraes, e "Apoio ao aleitamento com o uso da inteligência artificial", ministrada pelo coordenador do Observa Infância do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Cristiano Boccolini.

Para encerrar o primeiro dia de Jornada, a enfermeira obstetra, Heloisa Lessa, proferiu a palestra "Parto humanizado e o direito de escolha". Ela defendeu a importância de uma abordagem mais humanizada durante o parto, enfatizando a necessidade de entender os processos fisiológicos antes de recorrer a intervenções médicas, como o uso de ocitocina sintética. Heloisa ressaltou a importância de investigar por que o corpo da mulher não está respondendo de forma natural, como no caso de bebês em posição pélvica, que muitas vezes se deve a medos e tensões emocionais da mãe, sendo essencial que os profissionais de saúde adotem uma visão crítica e empática, buscando entender as causas antes de agir.


Heloisa Lessa (Foto: Everton Lima)

A enfermeira frisou a relevância da autonomia da Enfermagem Obstétrica no Brasil, comparando com outros países, como a França, onde os enfermeiros têm menos liberdade de atuação. Ela reforçou que o trabalho em equipe multidisciplinar, integrando médicos, enfermeiros e terapeutas, pode reduzir a prematuridade e melhorar os resultados para a mãe e o bebê, desde que o foco seja olhar de forma integral para a mulher, considerando tanto seus aspectos físicos quanto emocionais.

Por fim, ela destacou a importância do direito de escolha das mulheres, que deve ser baseado em informações claras e acessíveis, lembrando que é fundamental educar as gestantes sobre os processos fisiológicos que elas estão vivenciando, transformando seus desconfortos em experiências compreensíveis. Heloísa incentivou a criação de grupos de apoio durante o pré-natal para permitir que as mulheres compartilhem suas vivências e se sintam mais preparadas e seguras para o parto.


A Jornada reuniu enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, estudantes, acadêmicos e profissionais da área da saúde, que lotaram o Centro de Estudos Olinto de Oliveira (Foto: Juliana Brum)

Clique aqui e assista ao primeiro dia do evento na íntegra.

* Edição: Everton Lima

Voltar ao topoVoltar