27/09/2024
Simone Kabarite (Coordenação de Promoção da Saúde/VPAAPS/Fiocruz)
Com uma programação extensa e diversa, a 2ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz abre inscrições para participação presencial ou online do público no evento, que ocorre de 8 a 10 de outubro, na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Para a Conferência Principal, a Coordenação de Promoção da Saúde, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) convidou a coordenadora da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e do Gabinete Seixal Saudável, Mirieme Ferreira.
Na ocasião, a coordenadora apresentará a experiência à frente da entidade e a trajetória de mais de duas décadas da Rede. “Recebemos com entusiasmo o convite para participarmos na 2ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz, com a expectativa de partilharmos o percurso da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, ao longo de 27 anos de intervenção na promoção da saúde das comunidades, e de bebermos da experiência da Fiocruz e da realidade do Brasil neste domínio, aprendendo novas estratégias e fortalecendo a rede colaborativa que iniciamos com a Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e com a Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis", destacou Mirieme.
A 2ª Conferência tem o intuito de fortalecer o desenvolvimento de ferramentas teórico-metodológicas, o trabalho em redes colaborativas e intersetoriais e a tradição de produção científica e de projetos de ação territorial em Promoção da Saúde na Fiocruz. O evento se organizará em quatro eixos: Políticas Públicas Territorializadas e Intersetorialidade; Direitos Humanos, Cultura e Promoção da Saúde; Educação, Tecnologias Digitais e Literacia em Saúde e Movimentos Sociais e Advocacy. Haverá, ainda, uma sessão especial do Programa de Pesquisa Translacional em Promoção da Saúde (Fio-PromoS), em que os coordenadores e os pesquisadores apresentarão a estrutura, os avanços e desafios para a pesquisa no campo.
Para Mirimene, a participação no evento potencializará as trocas do campo da promoção da saúde entre os dois países. “A nossa disponibilidade para aprofundar uma frutuosa colaboração com a Fiocruz e com as demais redes mencionadas é total, e assume uma visão estratégica da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis para o fortalecimento do Movimento Cidades Saudáveis nos países de língua portuguesa”, afirmou.
Toda a programação científica será transmitida pelo canal da Fiocruz no YouTube, e os inscritos no evento que assistirem à transmissão e assinarem as listas de presença farão jus aos certificados de participação. Além da programação que acontecerá no auditório da Ensp, haverá um espaço aberto, na área externa da Escola, que contará com rodas de conversa, expositores, alimentação e atividades culturais.
Rodas de conversa e culturais
Paralelamente aos painéis de debate e das Comunicações Coordenadas da Conferência, haverá uma programação com rodas de conversa temáticas, apresentações musicais, feira cultural e gastronômica na área externa do evento. A participação nas atividades que acontecerão na tenda é livre, não exigindo inscrição no evento, visando democratizar e popularizar o debate da Promoção da Saúde.
Uma das rodas, programada para o dia 8/10, às 11h, trará o tema Vozes e Perspectivas: um olhar para os movimentos sociais de promoção da saúde, com Felipe Eugênio (Periferia Brasileira de Letras – Cooperação Social), Paula Latgé (coordenadora da Bem TV) e Jefferson Lopes (Coletivo Permanente de Lutas por Tinguá). Na sequência, o Coral da Fiocruz se apresentará e na parte da tarde, às 16h, o Movimento das Mulheres Sambistas convida o grupo Abyás do Samba.
Mais em outros sítios da Fiocruz