Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes em Paraty tem cinema na programação


02/09/2024

Suzane Durães (Coordenação de Ambiente - VPAAPS/Fiocruz)

Compartilhar:

De 9 a 15 de setembro em Paraty (RJ), no litoral sul do Rio de Janeiro, será realizado o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes (EITS). O evento representa um marco histórico na articulação de saberes científicos e tradicionais para a promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável. Com palestrantes e representantes de povos e comunidades tradicionais nacionais e internacionais, o encontro oferecerá uma programação variada com conferências, mesas de debate, oficinas, vivências, visitas de campo e cinema socioambiental. 

Foto: Fica

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) - um dos principais festivais de cinema e meio ambiente do mundo - é um dos apoiadores do EITS e exibirá 12 filmes premiados na 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental realizado em junho na cidade de Goiás. A iniciativa visa ampliar conexões e parceiros para o evento goiano que tem pautado diversas discussões na área do audiovisual e de meio ambiente em todo o país. A participação do festival no evento é uma parceria com a Prospecção Fiocruz Cerrados.

“O Fica chama a atenção de todo o mundo pelos debates ambientais e aceitamos esse convite de ampliar nossa atuação e fortalecer nossas conexões. Além de levar o cinema goiano e a diversidade do festival para o Rio de Janeiro, também vamos contribuir nas discussões para pensar o desenvolvimento sustentável do Brasil”, explica Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura.

Além dos filmes premiados no Fica, também haverá a Mostra Fiocruz, que já integra o festival goiano e exibirá 10 filmes de unidades da Fundação com abordagem em saúde, ambiente e sustentabilidade. A curadoria dos filmes da Fiocruz foi feita pela superintendente do Canal Saúde, Marcia  Correia e Castro. As exibições do Fica e da Mostra Fiocruz serão realizadas nos dias 11 e 12 de setembro, no Espaço Caiçara, no Trevo Clube. 

Para o coordenador de Saúde e Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde e do projeto Prospecção Fiocruz Cerrados, Guilherme Franco Netto, a participação do Fica no evento caiçara se deve pela característica das duas iniciativas que possuem uma grande convergência de temas. 

“São temáticas voltadas para a consciência ecológica, para pensar o futuro do planeta e as possibilidades que temos de fazer com que a cultura produzida por meio do audiovisual possa ser disseminada de forma ainda mais ampla em nível nacional e internacional. Esse é um momento importante que trará resultados, inclusive fortalecendo a cooperação em construção entre a Fiocruz e a Universidade Federal de Goiás, e que visa o fortalecimento, a promoção e a defesa da sociobiodiversidade dos Cerrados”, destaca Guilherme.

Além das produções do Fica e da Fiocruz, a Mostra de Cinema Socioambiental do EITS promove também, no dia 13, das 10h às 17h, as estreias de três filmes produzidos em parceria com povos e comunidades tradicionais localizados no litoral sul do Rio de Janeiro e litoral norte de São Paulo. Todos terão debates com os realizadores e realizadoras após a exibição.

O Eits é fruto de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT). Também participam da construção do evento organizações como a Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras (CNCTC), a Coordenação Nacional de Comunidades Negras e Rurais Quilombolas (Conaq) e a Comissão Guarani Yvyrupá (CGY), principal organização de representação dos Povos Guarani no sul e sudeste do Brasil.

Confira a programação da mostra de cinema:

Dia 11
10h – Juvana de Xakriabá (Fica) – 30’
10h30 – Série “Sangue da Terra” - Apodi: Uma Crônica da Seca (Videosaúde - ICICT e Ocean Filmes) – 52’
11h25 - Bibiru: Kaikuxi Panema (Fica) – 59’
12h25 - Xawara e Saúde (VideoSaúde/ICICT) – 30’
13h05 – intervalo/almoço
14h – Pyr (Fica) - 2’
14h05 - Ecocídio no Cerrado (Canal Saúde/ VPAAPS) – 54’
15h - Meada Cor Kalunga (Fica) – 24’
15h24 - Vidas Suspensas: Crimes da Mineração em Processo (Ensp/Neepes) – 18’28” 
15h45 - A Transformação de Canuto (Fica) - 150'
 

Dia 12
10h - Caminhos Ciganos (Fica) – 24’
10h24 - Parteiras Indigenas (Canal Saúde) – 26’
10h50 - Alina Perlowagora-Szumlewicz da Polônia às grandes endemias brasileiras (IOC/Fiocruz) – 11’
11h01 - Floresta, um Jardim que a Gente Cultiva (Fica) – 42’
11h43 – Insurgência (Fiocruz Pernambuco) - 5’30”
11h50 - The Water Manifesto (Fica) – 51’
12h41 - Curta Agroecologia” - Costa Livre: Fórum de Comunidades Tradicionais (Canal Saúde) – 26’
13h07 – intervalo/almoço
14h – Consumidos (Fica) – 15’
14h15 - Série “Sangue da terra” – Vazanteiros (VideoSaúde) – 52’
15h10 - LIttle Baluches (Fica) – 62’
16h10 - Garimpo, natureza e conflitos ambientais no Médio Tapajós (Ensp/Neepes) – 32’
16h40 - Não Haverá mais História sem Nós (Fica) – 76’
17h50 - Big Bang Henda (Fica) – 22’

Dia 13 - Estreias do Território 
10h - Nhemongara'i (Dirigido por Debora Saraiva e Kasia Mich) – 50’
14h - São Sebastião: Linda por natureza, Destruída pelo Sistema (Produzido pelo Coletivo Pé de Barro e União dos Atingidos, em colaboração com o Fórum de Comunidades Tradicionais e a Fiocruz por meio do OTSS) 
16h - Às Margens da Independência: narrativas dos filhos e filhas deste solo (Direção de Gustavo Cerqueira e Barbara Lito)

Serviço
Fica no 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes
Data:
11 e 12 de setembro de 2024
Local: Trevo Clube - Rodovia Paraty-Cunha, 694 – Pontal, Paraty – RJ
Programação do cinema: https://www.territoriosesaberes.org/mostradecinema
Entrada gratuita
Mais informações: https://www.territoriosesaberes.org/

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar