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ObservaPICS dá formação a coordenadores estaduais do Saúde e Bem Viver


19/08/2024

ObservaPICS/VPAAPS

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Projeto visa potencializar as ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde e promover o bem-estar integral dos profissionais que estão na linha de frente do SUS
 
O ObservaPICS promoverá nessa semana (20 a 22 de agosto) a Oficina de Formação de Coordenadores Pedagógicos e de Articulação Territorial do Projeto Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental. O evento ocorrerá no Hotel Canarius, no Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana do Recife), reunindo também representantes das escolas de saúde pública dos 14 estados (AC, AL, AM, BA, GO, MA, MS, MG, PB, PR, PE, PI, RS, SC) atendidos nesta primeira oferta do projeto, do Ministério da Saúde, da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, da Coordenação de Educação a Distância da Fiocruz Pernambuco e da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS/Fiocruz).O projeto Saúde e Bem Viver visa potencializar as ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS) e promover o bem-estar integral dos profissionais que estão na linha de frente do SUS, por meio de um curso de atualização direcionado ao autocuidado e qualificação de equipes multiprofissionais (eMulti) e de Saúde da Família (eSF) no cuidado integral.

Nos três dias de oficina, serão apresentados aos coordenadores os materiais do curso (caderno e guia do estudante e projeto político pedagógico), elaborados pela equipe do ObservaPICS com apoio do EAD Fiocruz PE, e definidos os conteúdos complementares a serem inseridos no caderno do estudante e no ambiente de aprendizagem virtual (AVA). Outra atividade programada é a elaboração do plano de operacionalização do curso no território (cronograma, etapas de divulgação, seleção e formação de tutores, matrícula dos estudantes, etc).

O curso, de modalidade semipresencial, terá duração de seis meses, com o total de 120 horas/aulas divididas em três momentos: 1º) Os participantes serão estimulados a adotar práticas de autocuidado e mapear as Pics no território que atuam; 2º) Serão abordadas a importância do trabalho em equipe, a valorização da diversidade de saberes e práticas, assim como a cultura de cooperação e colaboração; 3º) Os estudantes-equipe farão uma análise crítica do cuidado em saúde desenvolvido no seu território de atuação profissional, apresentando intervenções para melhorar o cuidado em saúde.

A seleção dos estudantes começará a partir de setembro e será conduzida pela escola de saúde pública de cada estado. Caberá a ela definir os critérios e quais profissionais da APS poderão participar. As aulas iniciarão entre outubro e novembro próximos. Antes dessas duas etapas serão selecionados os tutores, profissionais que serão os facilitadores, guias e apoiadores dos estudantes no processo de aprendizagem. Esses serão acompanhados e apoiados pelos coordenadores de articulação territorial e pedagógico. Ambos terão a responsabilidade de promover articulações institucionais para o desenvolvimento do curso, no território e contribuir com a metodologia para alinhar o material pedagógico às especificidades do território. Cada estado tem autonomia para adequar o curso ao seu contexto local, preservando as diretrizes gerais, entre elas a perspectiva do estudante-equipe.

Para saber mais sobre o Saúde e Bem Viver: Cuidado integral para a saúde mental e leia matéria sobre o tema na edição 16 do Boletim Evidências.

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