Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz forma novos auditores internos para fortalecer a qualidade e segurança na Atenção à Saúde 


28/08/2024

Jamile Chequer (Coordenação de Atenção à Saúde/VPAAPS)

Compartilhar:

A Fiocruz, reconhecida por seu compromisso com a excelência em saúde, realizou nos dias 6 e 7 de agosto a Formação para Auditores Internos. O curso é uma peça-chave na estratégia da instituição para garantir a qualidade e a segurança dos serviços de saúde oferecidos. O projeto, sob responsabilidade da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e desenvolvido em parceria com a Coordenação da Qualidade (CQuali), visa fortalecer a atuação das unidades assistenciais da Fiocruz.  


Segundo Patrícia Canto Ribeiro, coordenadora da CAS, “A capacitação contínua é fundamental para a promoção da qualidade e segurança dos serviços prestados. Este curso é um passo significativo para aprimorar nossos processos de atenção à saúde e de Acreditação”.


Curso de Auditores realizado no  Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). A unidade está em processo de Acreditação. 

A formação, conduzida pela MMP Consultoria, abordou aspectos essenciais de auditoria, incluindo a diretriz da ISO 19011, referência normativa para aplicação de auditorias internas e externas de sistemas de gestão da qualidade. Além disso, o curso abordou habilidades críticas para a condução de auditorias e estratégias para lidar com situações complexas durante as auditorias. Essas competências são vitais para garantir a conformidade e a eficácia dos processos de saúde.


Simulado de auditoria realizado no IFF para aplicar os conceitos abordados durante o curso.  

Marcos Belkior, enfermeiro do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust) e um dos auditores formados nesta turma, destacou a importância do curso. “Eu me identifiquei bastante com o exercício de auditoria e sua contribuição para verificar se os processos de trabalho estão adequados e apontar questões que devem ser melhoradas. O resultado sempre é um ganho para as unidades de saúde, a Fiocruz e a população usuária”, afirma. Ele também ressaltou o valor do conteúdo abordado. “Durante o curso fizemos um simulado no IFF, o que mostrou como os temas aprofundados foram fundamentais. Participar da formação foi extremamente enriquecedor. O conhecimento adquirido e a experiência prática durante o simulado foram decisivos para minha compreensão e prática da auditoria interna”, acrescenta.

Atualmente, a Fiocruz conta com 10 unidades assistenciais como por exemplo o Nust, das quais três já foram acreditadas e duas estão em andamento. O processo de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) garante que essas unidades mantenham elevados padrões de qualidade e segurança.

Além do reconhecimento público, as unidades assumem uma metodologia de melhoria contínua. Isso contribui para a integração entre gestores e colaboradores na implementação, monitoramento e aprimoramento das atividades. “O processo de Acreditação promove a identificação e adequação de falhas, elevando a qualidade da atenção e segurança do paciente. Estamos contribuindo para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde e para que existam mais unidades de saúde de excelência”, explica Patrícia Canto, coordenadora da CAS.


Curso de auditores

Os novos auditores participarão da IV Semana de Auditoria Interna das Unidades Assistenciais da Fiocruz, em outubro deste ano.

Este ano, duas unidades passarão pelo processo de Acreditação. A IV Semana de Auditoria Interna das Unidades Assistenciais da Fiocruz será realizada em outubro, promovendo mais um passo na melhoria dos serviços prestados pela instituição. 
 

Voltar ao topoVoltar