06/08/2024
Luiza Trindade/Editora Fiocruz
A noite desta terça-feira (6/8) foi de gala para a publicação acadêmica nacional. No Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, aconteceu a cerimônia de entrega do I Prêmio Jabuti Acadêmico, desdobramento do prêmio Jabuti dedicado às publicações das áreas científicas, técnicas e profissionais. O livro Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil, da Editora Fiocruz, foi o grande vencedor na categoria Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social.
Da dir. para a esq.: Patty Fidelis, Adriano Maia, Márcia Fausto, Lígia Giovanella, Aylene Bousquat e João Canossa
Para receberem a estatueta da premiação, subiram ao palco os organizadores do livro, o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Grupo de Pesquisas em Atenção Primária à Saúde (PeqAPS) na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), Adriano Maia dos Santos, a professora da Universidade de São Paulo (USP), Aylene Bousquat, as pesquisadoras da ENSP, Ligia Giovanella e Márcia Fausto, a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Patty Fidelis de Almeida, além do editor executivo da Editora Fiocruz, João Canossa. Conheça mais sobre o livro.
Outra obra da Editora Fiocruz, o livro Avaliação das Políticas de Alimentação e Nutrição: contribuições teóricas e práticas chegou à etapa final da premiação, na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição, concorrendo com mais quatro finalistas. As organizadoras, a coordenadora do Laboratório de Ensino em Pesquisa em Alimentação e Nutrição da ENSP, Denise Cavalcante de Barros e as pesquisadoras do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP, Marly Marques da Cruz e Santuzza Vitorino, também estavam presentes no evento. Conheça mais sobre o livro.
Da dir. para a esq.: Denise Cavalcante, Marly Marques e Santuzza Vitorino e João Canossa
Uma terceira publicação da editora, Testosterona: a biografia de um hormônio, de Lucas Tramontano, pesquisador do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), ficou entre os dez semifinalistas da categoria Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais. Conheça mais sobre o livro.
Visite aqui o portal do Prêmio Jabuti Acadêmico e saiba mais sobre a premiação.
Editora Fiocruz no Prêmio Jabuti
A Editora Fiocruz já recebeu o Prêmio Jabuti e foi finalista em diversas edições. No entanto, o primeiro lugar no mais importante prêmio do livro brasileiro não vinha desde 2012, quando a obra Fundamentos da Paleoparasitologia, organizada por Luiz Fernando Ferreira, Karl Jan Reinhard e Adauto Araújo, venceu na categoria Ciências Naturais. No ano anterior, Impactos da Violência na Escola, organizado pelas pesquisadoras Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino e Joviana Quintes Avanci, do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/Ensp/Fiocruz), havia conquistado o primeiro lugar, na categoria Educação.
Nas últimas edições, a editora se manteve entre os finalistas e semifinalistas na categoria Ciências, com quatro coletâneas da série Informação para Ação na Covid-19: Políticas e Sistemas de Saúde em Tempos de Pandemia: nove países, muitas lições e Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços em saúde em 2023 (respectivamente, semifinalista e finalista); Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde e Os Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia em 2022 (semifinalista e finalista, nesta ordem).
Confira abaixo algumas das participações da Editora Fiocruz no Prêmio Jabuti:
2023: Cerimônia de entrega do prêmio jabuti 2023 ressalta importância da ciência
2022: Editora Fiocruz está entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti na categoria ciências
2018: Publicação da Editora Fiocruz entre finalistas do Prêmio Jabuti 2018
2017: Livro da Editora Fiocruz é finalista do Prêmio Jabuti
2016: Prêmio Jabuti tem livros da Editora Fiocruz entre finalistas
2011: Livro da Editora Fiocruz recebe Prêmio Jabuti
2012: Livros da Editora Fiocruz estão entre os finalistas do 54º Prêmio Jabuti
2005: Livros da Editora Fiocruz são finalistas do Prêmio Jabuti