27/05/2024
Julio Pedrosa (ILMD/Fiocruz Amazônia)
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) fará na próxima segunda-feira, 27/05, o lançamento oficial do selo do aniversário de 30 anos da instituição, a serem comemorados em agosto deste ano. Este lançamento inicia a programação de atividades e comemorações do jubileu de pérola desta unidade da Fiocruz na Amazônia e de sua importância no desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias, bem como na formação de pessoas na região. “Nesse momento em que comemoramos 30 anos de existência, é importante destacar a contribuição dada pela Fiocruz Amazônia para o desenvolvimento científico e tecnológico da região e do país”, ressalta a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes.
Segundo Stefanie, a Fiocruz Amazônia tem desenvolvido pesquisas e inovação em saúde impactantes para a melhoria de qualidade de vida da população amazônica. “Também temos formado pessoas aptas a atuarem tanto no campo da pesquisa quanto na assistência e buscado empreender ações de popularização da ciência para os mais variados públicos. Tudo isso nos gratifica e queremos dividir esse momento comemorativo com todos os trabalhadores e trabalhadoras da instituição, com parceiros e com a população, de forma geral”, afirma.
A diretora destaca que o intuito de se criar uma campanha relativa aos 30 anos da instituição se alinha às ações alusivas ao aniversário de 124 anos da Fundação Oswaldo Cruz, comemorados nesta sexta-feira, 24/05, dando início ao ano de jubileu da instituição. “A partir do lançamento do selo, todas as atividades realizadas pela instituição deste ano terão o caráter comemorativo dos 30 anos, e conta com um cronograma de eventos especiais, previstos para acontecer entre os dias 17 e 20/08/2024, que visam a participação da comunidade interna, dos parceiros e, também da população”, explica Stefanie.
Nesta segunda-feira, o lançamento do selo e da programação de aniversário acontecerá após reunião extraordinária do seu Conselho Deliberativo do ILMD/Fiocruz Amazônia, onde será discutida e votada a proposta de criação de um comitê responsável pela definição das homenagens que serão prestadas nesses 30 anos. “Estabelecemos como estratégia o planejamento participativo da comunidade, formada por servidores, colaboradores terceirizados, bolsistas e alunos da instituição, nas decisões acerca das comemorações, com a instituição de uma comissão específica, além da realização de enquetes e concursos internos para a escolha do slogan e da logomarca do aniversário, e, agora, a definição dos homenageados”, complementa.
Mais em outros sítios da Fiocruz