20/05/2024
Por PMA/VPPCB
O Programa de Políticas Públicas e do Modelo de Atenção e Gestão à Saúde (PMA), ligado à Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), está prestando apoio e financiamento ao inovador projeto, intitulado "Jogando com Ciência: Cultura, Saúde e Educação", que ganhou destaque nas mídias por sua abordagem colaborativa entre diferentes instituições acadêmicas e de pesquisa. A participação ativa do PMA, representada pela coordenadora Isabella Santos e pela analista de disseminação científica, Fernanda Bezerra, reforça os objetivos fundamentais do programa, orientando o projeto para a construção de redes temáticas e o fortalecimento das articulações entre instituições. A perspectiva é que sejam fortalecidas ações para outros pesquisadores das redes PMA.
Idealizado pela pesquisadora e vice coordenadora da Pós-graduação em Saúde Pública, Islândia Carvalho, da Fiocruz Pernambuco, em parceria com o professor Thiago Falcão, do Departamento de Mídias Digitais, da Universidade Federal da Paraíba (DEMID-UFPB), e com o apoio do professor Celio Santana, coordenador do programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPE, o projeto visa criar uma linguagem colaborativa e consciente, por meio de jogos e atividades colaborativas, em uma perspectiva de jogos que estimulem a cooperação ao invés da competição, promovendo a defesa da vida, saúde, cultura e educação. A principal meta do projeto é contribuir para formação de sanitaristas para 2050, pensando em uma formação a longo prazo, pautada na interculturalidade, na transdisciplinaridade, tendo a perspectiva de territórios inteligentes.
O engajamento colaborativo é evidente desde a concepção do projeto, envolvendo estudantes e pesquisadores de diversas áreas e unidades da Fiocruz. Da escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio estiveram presentes as professoras Flavia Gama e Cynthia Dias, da Fiocruz Ceará Luciana Alleluia e pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) o professor Marcelo de Vasconcellos e o desenvolvedor Murilo Freire Oliveira Araújo.
Esta colaboração se estende a agendas institucionais, com o apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) representada pela pesquisadora Adriana Castro, que integra o projeto à agenda jovem da instituição, ampliando seu alcance territorial e impacto social, fortalecendo a rede de atuação do projeto, incentivando a interdisciplinaridade e a tradução de conhecimento para o público em geral.
Recentemente, em uma reunião técnica realizada em 9 de maio, o projeto "Jogando com Ciência" realizou o planejamento de atividades que visam o desenvolvimento de narrativas e a capacitação de educadores para a utilização de jogos em sala de aula, promovendo uma educação mais participativa e engajada.
Além disso, o projeto tem gerado impacto direto em comunidades escolares, como evidenciado pelo envolvimento de escolas da região metropolitana do Recife e do sertão de Pernambuco. Por meio do SuperSUS, o projeto está articulando ações com escolas como o EREM Euridice Cadaval (Itapissuma-PE) e a EREM Barão de Exu (Exu-PE), além da atuação na cidade de Dormentes, que servirá como modelo de estudo de caso para o projeto nas esferas da educação, saúde e gestão pública.
Com uma abordagem midiática, social e de dados, centrada na perspectiva dos jogos, o projeto foi recentemente apresentado na UFPB, contando com o apoio do Ministério da Saúde, representado por Rosano Carvalho, Superintendente Estadual de Saúde em Pernambuco. Essa colaboração entre instituições promete não apenas impulsionar o projeto "Jogando com Ciência", mas também inspirar novas formas de cooperação interinstitucional em prol da promoção da saúde, educação com inovação, tecnologia para sustentabilidade e continuidade da Reforma Sanitária.