Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Solenidade marca o centenário do IFF/Fiocruz


05/04/2024

Ricardo Valverde (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) promoveu, nesta sexta-feira (5/4), uma cerimônia para celebrar o seu centenário. O evento, realizado na sede do IFF/Fiocruz, no Flamengo, na zona Sul do Rio de Janeiro, reuniu pesquisadores, gestores, parlamentares e a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima. A solenidade também marcou o lançamento da nova edição da Caderneta da Criança, que traz informações sobre saúde de meninas e meninos de até 9 anos, de um livro contando a história dos 100 anos do Instituto e de um vídeo institucional sobre o IFF/Fiocruz.


Evento reuniu pesquisadores, gestores, parlamentares e a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima (foto: Peter Ilicciev)

A ministra Nísia saudou e parabenizou os servidores do Instituto pelo centenário e afirmou que ao IFF e a Fiocruz têm dado uma contribuição fundamental ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje é um dia de celebração; mas temos um compromisso político de levar o SUS a todos e todas, em um país com tantas e tão profundas desigualdades. Há muito o que reconstruir, já que as políticas públicas da área da Saúde, que haviam sido abandonadas, estão sendo retomadas, bem como muitos serviços que foram esquecidos ou descontinuados”. Nísia lembrou que cabe ao Ministério da Saúde a coordenação nacional das políticas de saúde, dentro de um trabalho federativo junto a estados e municípios. “Já podemos perceber avanços e, sem dúvida, outros virão, como a recuperação da Atenção Primária em Saúde”.

Ela ainda chamou atenção para o trabalho do IFF/Fiocruz com tecnologia de ponta, mas é também no cuidado com as pessoas. "É exatamente o que vemos no IFF: cuidado e atenção com os pacientes, associado à tecnologia”, frisou a ministra. Ela enfatizou que o Brasil precisa de um IFF forte e de uma Fiocruz forte, que sejam pilares do SUS.


Ao lado do diretor do IFF, Antonio Flávio Meirelles, e do presidente da Fiocruz, Mario Moreira, a ministra Nísia Trindade Lima parabenizou os servidores do Instituto pelo centenário e afirmou que ao IFF e a Fiocruz têm dado uma contribuição fundamental ao SUS (foto: Peter Ilicciev)

Presidente da Fiocruz, Mario Moreira destacou a alegria de ter a presença da ministra em um evento que celebra os êxitos do SUS. “Nísia é uma trabalhadora do SUS e tem dedicado sua trajetória profissional a defender o sistema público de saúde. Ela citou o afeto e é exatamente isso que vemos nos servidores do IFF: compromisso e responsabilidade, mas sempre com muito afeto pelos pacientes e por suas famílias. Para nós, é uma missão de vida”.

Moreira ressaltou o que classificou como três marcos da História do IFF. A inauguração, em 1924, a incorporação à Fundação Oswaldo Cruz, em 1970, e a designação, em 2010, do IFF como Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, por meio de portaria assinada pelo então ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “Há desafios, mas serão equacionados. E ao parabenizar os trabalhadores do Instituto por este centenário eu afirmo que a Fiocruz tem orgulho de ter o IFF em sua estrutura e pelo papel da unidade no SUS”, declarou Moreira.


Clique na imagem para ampliar.       

O diretor do IFF, Antonio Flavio Vitarelli Meirelles, disse que a atuação do Instituto em favor da saúde das mulheres, das crianças e dos adolescentes justifica cada centavo investido. “O SUS precisa ser encarado pelos brasileiros como um valor nacional e em função disso é importante que todos se engajem na luta pelo seu aperfeiçoamento”. Ele agradeceu o empenho dos servidores do IFF e a todos que ajudaram a construir a história do Instituto.

A coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde, Sônia Venâncio, comemorou o lançamento da sexta edição da Caderneta da Criança. O material serve para registrar informações, traz espaços para os registros das consultas de rotina e gráficos de crescimento para o acompanhamento de crianças nascidas prematuras. A primeira parte da caderneta é dedicada às famílias e aos cuidadores e a segunda aos profissionais de saúde. “É um instrumento fundamental para registrar o desenvolvimento da criança e tem caráter inter-setorial, pois também reúne informações da assistência social e da educação. Trata-se de um direito da criança que havia sido comprometido no governo passado com a interrupção da distribuição. O conteúdo foi todo revisado e até o segundo semestre serão entregues cerca de 6,5 milhões de cadernetas”.

Estiveram presentes ao evento o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adriano Massuda; o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz; a superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Halene Cristina Dias de Armada; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Paulo Garrido. O ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão também compareceu.

A médica Cecy Dunshee de Abranches, servidora aposentada do IFF/Fiocruz e bisneta do fundador do Abrigo Arthur Bernardes, o médico Antônio Fernandes Figueira, esteve na cerimônia e foi homenageada em nome da família. Fundado em 1924, o Abrigo Arthur Bernardes, embrião do IFF, foi o ponto de partida para a política de proteção à primeira infância e à maternidade no Brasil. Essa história está narrada no livro que conta a trajetória do IFF, de autoria dos pesquisadores Luiz Teixeira e Larissa Velasquez, e que foi lançado no evento.

Parlamentares, como os deputados federais Benedita da Silva (PT-RJ) e Tarcísio Motta (Psol-RJ), os deputados estaduais Renata Souza (Psol-RJ) e Flavio Serafini (Psol-RJ), e os vereadores Flavio Pinheiro (Psol-RJ) e Luciana Boiteux (Psol-RJ), participaram do evento. Benedita comentou que teve filho, neto e bisneto nascidos no IFF/Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar