Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programa Ecoar debate a igualdade de oportunidades dos alunos com deficiência


11/04/2024

Fonte: Nippis/LIS/Icict Divulgação

Compartilhar:

Arte: Nippis/Icict/Fiocruz

No 22º episódio, o programa Ecoar-Diálogos de Cidadania convida a pedagoga e historiadora Franciele Busico Lima e o matemático Everton Bezerra, para debater o tema “Ciência Cidadã: acesso e acessibilidade no ensino básico”. A transmissão ao vivo, acontecerá no dia 17 de abril (quarta-feira), às 14h, pelos canais da VideoSaúde e da Unifase

A partir do tema geral Ciência e Tecnologia, o primeiro episódio deste ano debateu o acesso ao conhecimento científico no ensino superior. Agora, no segundo episódio dessa temporada, a proposta é promover uma reflexão sobre as estratégias para a eliminação das barreiras atitudinais, metodológicas e instrumentais que impedem a formação com igualdade de oportunidades de alunos com deficiência. Quais os recursos e tecnologias que possibilitam o aprendizado das ciências? Quais são as dificuldades de acesso e como superá-las? Quais os desafios para uma ciência cidadã? Conduzido por Tuca Munhoz, o programa dura 45 minutos e conta com intérprete de Libras e legendagem ao vivo. 

Perfil dos convidados

• Franciele Busico Lima – pedagoga e historiadora. Mestre em Estética e História da Arte e Doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atua como Coordenadora Geral do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Perus I, na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Faz parte da coordenação colegiada do Fórum Estadual de Educação de Jovens e adultos de São Paulo. 

• Everton Bezerra - graduado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduado em Teoria e Prática do Ensino de Matemática pela Fundação Educacional Unificada Campo-grandense e mestrando em Ensino na Temática da Deficiência Visual no Instituto Benjamin Constant. É professor de matemática do ensino básico, técnico e tecnológico no IBC, lotado no Departamento Técnico Especializado, na Divisão de Imprensa Braille. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA), vinculado à Coordenação de Adaptação de Livros Didáticos e Paradidáticos. 

O projeto Ecoar – Diálogos de Cidadania 

O Ecoar - Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz e Unifase), que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. 

Apoiado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e translação do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social.  

Entre os outros parceiros que contribuem para a viabilização do programa estão: Ascom/Icict, Ascom/Unifase e Videosaúde Distribuidora da Fiocruz. Os interessados podem entrar em contato com a equipe de comunicação do NIPPIS por meio do e-mail:nippis@icict.fiocruz.br

Assista aqui o programa:

Voltar ao topoVoltar