Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IdeiaSUS Fiocruz destaca atenção e cuidado de crianças com Transtorno do Espectro Autista


02/04/2024

Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz)

Compartilhar:

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2/4), a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz realça três importantes iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS) de atenção a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), publicadas em seu banco de práticas, atualmente com 3.142 experiências de saúde do SUS.

De Monteiro, na Paraíba, surge a experiência TEA/TDAH: inclusão sem discriminação. A iniciativa incluiu 274 crianças com TEA e 150 com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em um processo de reabilitação e educação inclusiva.

Avaliação diagnóstica do TEA no SUS e capacitação dos pais como forma primordial de intervenção, experiência de Itatiaia (RJ), nascida em 2023, inclui avaliação psicológica para casos suspeitos de autismo, realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) do município, e um grupo de mães, pais e cuidadores focados em abordar a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), prática com maior evidência científica para ser utilizada nos casos de TEA. A proposta surge da observação do aumento do número de crianças diagnosticadas e adolescentes e adultos com diagnóstico tardio.

Por fim, a prática Acolhimento inclusivo na imunização do paciente autista – Garrafinha Sensorial da Calma além de abordar as características da pessoa autista, promove atendimento humanizado tanto da pessoa com TEA quanto de seus familiares, através da aplicação de oficinas de trabalho e da confecção de garrafinhas sensoriais da calma, ferramenta facilitadora diante de situações de ansiedade, agitação e estresse. O projeto nasce em meio ao processo de imunização contra a Covid-19 deste público, que quase sempre chegava agitado aos locais de vacinação. A prática é tema também de um dos 72 episódios de Vozes da Saúde, disponível no canal da IdeiaSUS no YouTube.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, para levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Entretanto, terapias adequadas a cada caso, como são destacadas pela  IdeiaSUS Fiocruz, podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo, contribuindo para que possam conquistar seu lugar na sociedade.

Transtorno do Espectro Autista

Os sintomas do TEA surgem na infância e tendem a perdurar durante a adolescência e a idade adulta, frequentemente manifestando-se nos primeiros cinco anos de vida. Indivíduos afetados pelo TEA comumente apresentam condições como epilepsia, depressão, ansiedade e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), refletindo uma ampla gama de variações no nível intelectual, que oscila entre deterioração profunda e casos com habilidades cognitivas excepcionais.

Se algumas pessoas com TEA conseguem uma independência relativa, outras enfrentam deficiências severas, demandando atenção e suporte contínuos ao longo de suas vidas. Só que isso não implica não conquistar seu espaço na sociedade. Intervenções psicossociais embasadas em evidências, como terapia comportamental e programas de capacitação para pais, têm o potencial de mitigar as dificuldades de comunicação e interação social, promovendo assim o bem-estar e a qualidade de vida tanto dos indivíduos com TEA quanto de seus cuidadores.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar