Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IdeiaSUS Fiocruz lança compilado de experiências bem-sucedidas de combate à dengue


07/03/2024

Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz)

Compartilhar:

O Brasil já ultrapassa 1,2 milhão de casos prováveis de dengue e 278 mortes pela infecção. O atual cenário epidemiológico da doença, divulgado pelo Ministério da Saúde em 5 de março, mostra ainda que são os adultos, entre 20 e 39 anos, os principais infectados, com predominância no público feminino (55,5%). Ao todo, nove unidades da Federação (Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amapá, Distrito Federal) e, por último, São Paulo, após registrar mais de 135 mil infecções e 31 óbitos, decretaram emergência para a dengue. E 192 municípios publicaram decretos devido à alta de casos da doença. Mobilizada com as ações de combate à doença, a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, que atualmente abriga mais de 3 mil práticas do SUS, realça mais de 60 experiências sobre a temática.

O Especial criado pela plataforma soluções que podem ser replicadas em todo o país, como a iniciativa do SUS de Várzea do Poço, na Bahia, que faz uso do peixe piaba na eliminação de larvas do mosquito em caixas d’água, cisternas e tantos outros depósitos de água. Conhecido como barrigudinho, esse peixe se alimenta das larvas depositadas na água pelo vetor dos vírus. Já, em Agrestina, em Pernambuco, o controle do Aedes é feito com ovitrampas, ou seja, armadilhas de oviposição que determinam a dispersão vetorial, permitindo identificar as regiões mais vulneráveis para a proliferação da doença e avaliar as ações de controle do mosquito.

São ações potentes que focalizam o controle do vetor, o mapeamento de caixas d’água, com o apoio de drones, a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito, a exemplo da simples produção de um repelente natural à base de cravo-da-índia, planta medicinal com propriedades inseticidas, bem como a formação dos agentes comunitários de saúde, a qualificação de profissionais de saúde quanto ao manejo clínico da doença, a comunicação em saúde, a integração entre as vigilâncias ambiental, epidemiológica e sanitária, o Programa Saúde nas Escolas, entre outras.  Acesse Especial Dengue da Plataforma IdeiaSUS e saiba como o SUS está agindo em diferentes frentes contra as arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti.
 

Voltar ao topoVoltar