Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

"Rezende Obstetrícia Fundamental": livro é referência para estudantes e profissionais


26/02/2024

Por: Mayra Malavé-Malavé (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

Uma imagem contendo Interface gráfica do usuárioDescrição gerada automaticamente

 

O livro "Rezende | Obstetrícia Fundamental", agora em sua 15ª edição, escrito pelo renomado professor titular, Jorge Rezende Filho, conta com a colaboração do obstetra e pesquisador do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Marcos Nakamura, como um dos editores associados. A obra é uma fonte indispensável de conhecimento para estudantes, residentes e profissionais de obstetrícia.

Desde sua primeira edição, em 1976, o livro tem sido um pilar no ensino da obstetrícia, guiando gerações de médicos em sua jornada educacional e profissional. Com informações atualizadas e fundamentais, o livro abrange desde os aspectos básicos da fisiologia da reprodução até questões complexas de medicina fetal e ética médica.

A nova edição conta com capítulos adicionais sobre temas contemporâneos, incluindo planejamento familiar, cuidados à comunidade LGBTQIAPN+, e aborda questões críticas como violência na gestação, parto e puerpério. Dividido em seis partes, o livro oferece um panorama completo da obstetrícia moderna, sendo ricamente ilustrado com imagens e desenhos para facilitar a compreensão dos leitores. "A inclusão de temas emergentes, como cuidados à comunidade LGBTQIAPN+ e a abordagem da violência na gestação, reforça o compromisso deste livro em oferecer uma visão holística e inclusiva da obstetrícia", comenta Marcos Nakamura.

Com essa abordagem, espera-se que a nova edição de "Obstetrícia Fundamental" continue a ser um guia essencial para os estudantes de graduação e residentes e contribua para o avanço do ensino da obstetrícia no país. "É uma honra contribuir para esta obra fundamental que molda o ensino e prática da obstetrícia há muitas décadas. A parceria com o professor, Jorge Rezende, e outros colaboradores de renome resultou em uma edição atualizada e abrangente, que reflete os avanços mais recentes da especialidade", acrescenta Nakamura.

Para adquirir o livro, acesse: Obstetrícia Fundamental - Grupo GEN
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Mais na web

Voltar ao topoVoltar