Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Projeto da Fiocruz é base para campanha do Governo Federal contra dengue


21/02/2024

Por: Vinicius Ferreira (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

Idealizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o projeto 10 Minutos Contra o Aedes está na base da nova campanha do Governo Federal contra a dengue. 

No dia 6/2, o Ministério da Saúde lançou a ação 10 minutos contra a dengue, que propõe à população dedicar 10 minutos por semana para combater os focos do mosquito Aedes aegytpi, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A campanha conta com colaboração de artistas, atletas e influenciadores digitais, entre outros, que participam voluntariamente da iniciativa. Ministros de Estado também se mobilizaram pelo combate ao vetor em vídeo divulgado nas redes sociais do Governo Federal e do Ministério da Saúde. 

O conceito do projeto ‘10 minutos contra o Aedes’ foi desenvolvido por pesquisadores em parceria com profissionais de comunicação do Instituto. 
10 minutos contra a dengue
A proposta considera que o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya vive e se reproduz principalmente dentro e ao redor das nossas casas. O ciclo de vida do Aedes, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Por isso, a limpeza semanal de criadouros é capaz de frear a proliferação do vetor. Para orientar a população no combate ao inseto, os especialistas elaboraram um guia de checagem que aponta criadouros comuns no ambiente doméstico, que podem ser vistoriados em apenas 10 minutos (acesse aqui). 

A estratégia foi inspirada numa ação adotada em Cingapura. Em 2005, o país asiático conseguiu interromper o pico de uma epidemia de dengue com ações semanais da população dentro de suas residências. Confira postagens da campanha do Governo Federal e Ministério da Saúde.  
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar