22/02/2024
Fonte: Informe Ensp
A primeira edição de 2024 de Cadernos de Saúde Pública está disponível na íntegra no site da revista. O Editorial de janeiro inicia as comemorações em CSP e reflete sobre o amadurecimento da revista, ciência aberta e divulgação científica. “O ano de 2024 será de muito trabalho e muitos desafios. E, claro, um ano de comemoração. Convidamos autores e consultores, que compõem a comunidade CSP, a compartilhar esse momento conosco”, reforçam as Editoras-Chefe.
Na seção Perspectivas, o autor desmitifica os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) e conclui que não há comprovação de seus benefícios para a saúde. O detalhamento das substâncias utilizadas em uma marca de DEF mostra a ineficácia dos produtos e como podem prejudicar a saúde, em especial de jovens, por meio de peças publicitárias apelativas.
As autoras de Situações difíceis e sentimentos no cuidado paliativo apresentam a perspectiva dos profissionais de saúde desta prática e as suas dificuldades. O artigo mostra como as vivências são individuais, porém podendo ter sentimentos compartilhados, como a própria experiência de sofrimento vivenciado por profissionais paliativistas.
Em meio ao janeiro roxo e campanhas de prevenção à hanseníase, CSP também publicou estudo que investiga os fatores associados ao atraso no diagnóstico da doença em área endêmica do Nordeste do Brasil. Dentre eles, a falta de conhecimento e sensibilidade dos agentes de saúde, o estigma da doença e a discriminação social.
Por sua vez, o artigo Análise de custo-efetividade de um novo algoritmo para exame sequencial de hanseníase baseado em testes fabricados sob a perspectiva do SUS mostra como a prevalência desta enfermidade entre contatos intradomiciliares foi a variável que mais influenciou o modelo avaliado. Os autores reforçam a importância do diagnóstico como fundamental no combate da transmissão da hanseníase e na prevenção de seus efeitos.
Esta edição conta ainda com artigos como Aprendizado de máquina na previsão de surtos de síndrome respiratória aguda grave e Qualidade de dados antropométricos de crianças menores de 5 anos no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, 2008-2020.
O fascículo de janeiro de Cadernos de Saúde Pública com esses e outros artigos pode ser acessado no site da CSP.
Mais em outros sítios da Fiocruz