Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz libera a vacina contra a dengue para o SUS após controle de qualidade


08/02/2024

Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Compartilhar:

Para realizar o controle da qualidade, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) recebeu (7/2) oito lotes da vacina dengue 1,2,3 e 4 (atenuada) Takeda ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A quantidade corresponde a aproximadamente 240 mil doses da vacina. Os lotes passaram por análises de protocolo, de rótulo e de embalagem e foram liberados no mesmo dia pela Fundação, juntamente com a emissão de seus laudos.

A vacina protege contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 e será aplicada em indivíduos de 4 a 60 anos de idade que moram em áreas endêmicas. Ao todo, serão 1,275 milhões de doses disponibilizadas pelo SUS. 

INCQS/Fiocruz faz controle da qualidade de todas as vacinas do SUS

Antes de serem distribuídas nos postos de vacinação de todo o Brasil pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), as vacinas passam por um rigoroso processo de controle da qualidade no INCQS/Fiocruz

O INCQS/Fiocruz ressalta que é imprescindível que a população não deixe água parada para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Leia mais:

Aedes aegypti: série de vídeos alerta para a importância da prevenção

Voltar ao topoVoltar