Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança versão em inglês do Portfolio de Inovação 


27/02/2024

Erika Drumond (Portal Fiocruz)

Compartilhar:

Com o objetivo de estabelecer parcerias internacionais para desenvolvimento e produção de tecnologias, a Fiocruz lança no dia 28 de fevereiro a versão em inglês do Portfolio de Inovação. O material está disponível por meio do site: https://portal.fiocruz.br/en/innovation-portfolio. O Portfolio de Inovação trata-se de ferramenta fundamental da Fiocruz para a busca de parceiros nacionais e internacionais interessados no desenvolvimento e licenciamento de produtos que possam beneficiar a sociedade.

“Podemos dizer que o Portfolio é uma importante ferramenta para o fortalecimento da conexão entre ciência, tecnologia, educação, meio ambiente e sociedade. Ele abre caminhos para parcerias que promovam transferências de tecnologia para o setor produtivo, intensificando o desenvolvimento econômico e social do país”, destaca a coordenadora de gestão tecnológica da Fiocruz, Carla Maia. 

Implementado por meio de financiamento do edital Inova Gestão, o Portfolio da Fiocruz visa transformar conhecimento em produtos que atendam às necessidades da população e do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho é resultado de parceria entre a (Gestec/VPPIS), o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (CTIC/Icict/Fiocruz) e os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das unidades Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas Gerais).

O editor do portal da Fiocruz, Marcelo Garcia, destaca o caráter colaborativo do Portfolio de Inovação, reforçado por sua construção coletiva e pelo fluxo descentralizado de alimentação, que envolve NITs, Gestec e Icict. “A parceria com o Icict permitiu o desenvolvimento de uma identidade própria do portfolio, a padronização da linguagem utilizada e a definição da governança do produto”, ressalta. “Este projeto é um compromisso com a Fiocruz do futuro, contribuindo para um ambiente colaborativo e inovador que tem como resultado o desenvolvimento de novos produtos e serviços para a saúde pública”, complementa. 

Como integrar o Portfolio de Inovação?

A disponibilização de tecnologias no Portfolio de Inovação é de responsabilidade do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unidade à qual seus pesquisadores estão vinculados. Os pesquisadores interessados devem entrar em contato com o NIT de sua Unidade para receber orientações sobre formatos e padronização das informações, além de definições sobre parcerias desejadas. O contato e negociação das tecnologias com instituições e empresas interessadas é intermediada e acompanhada passo a passo pela equipe da Gestec, que também pode auxiliar os NITs das Unidades na prospecção de possíveis parceiros. 

A participação ativa dos pesquisadores e unidades é essencial para enriquecer ainda mais o Portfolio e fortalecer as possibilidades de colaborações inovadoras.

Voltar ao topoVoltar