Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Rede Fiocruz de Biobancos


A Rede Fiocruz de Biobancos (RFBB) foi criada para organizar o armazenamento e o uso de material biológico humano para pesquisas futuras, em conformidade com as normas vigentes. Formalizada pela Presidência da Fiocruz em 2015 (Portaria no 744/2015-PR), coordenada pela Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), a RFBB estabelece e mantém biobancos institucionais em rede. 

 A missão da RFBB é desenvolver uma rede colaborativa de serviço público, onde os biobancos da Fiocruz proporcionam à comunidade científica acesso a materiais biológicos humanos e dados associados, com alta qualidade. Essa iniciativa visa ainda atender às necessidades presentes e futuras da pesquisa no Brasil, com foco na saúde pública, e em conformidade com os preceitos éticos e regulatórios vigentes. 

 A coordenação da RFBB é democrática e conduzida por um Comitê Gestor composto por representantes da VPPCB e das unidades técnico-científicas da Fiocruz. Esse grupo tem papel consultivo e deliberativo, sendo responsável pela gestão e política dos biobancos da instituição. 

 


Comitês Gestores
 


 A RFBB inclui Biobancos constituídos nas unidades técnico-científicas da Fiocruz, credenciados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep/CNS/MS) e alinhados com as políticas da RFBB e assessoradas por ela. Até o momento, a RFBB conta com cinco biobancos credenciados, com quatro em fase de desenvolvimento, conforme indicado no mapa. 


 

 

 

 

 

 

 

 


Biobancos 
Biobanco do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos - Bio-Manguinhos
Instituto Oswaldo Cruz (IOC)
Instituto René Rachou (IRR)
Biobanco da Biodiversidade e Saúde
Biobanco Instituto Gonçalo Muniz (IGM)
 


 

A RFBB valoriza e promove a colaboração e realiza importantes interações e parcerias internas e externas.

 
Interações Internas
 
 
 
Interações externas
 
 
 

 

Leia mais sobre as atividades de Pesquisa Clínica na FIOCRUZ.

 

Referências importantes

Resolução Conselho Nacional de Saúde nº 441/2011
Portaria Ministério da Saúde nº 2.201/2011
Ofício Circular nº 34/2021 
Ofício Circular nº 23/2022
Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep/MS) 

 

 

Voltar ao topoVoltar