Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Testosterona: a biografia de um hormônio

autor: Lucas Tramontano

Neste livro, fruto de tese de doutorado defendida em 2017 no Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), Lucas Tramontano descortina, com a mediação dos estudos sociais da ciência, o surgimento e desenvolvimento do que hoje conhecemos como o hormônio testosterona e suas implicações nos estudos de gênero e masculinidades.

Afastando-se de uma visão essencialista da descoberta científica, o autor esquadrinha o nascimento paulatino da concepção moderna de hormônios sexuais, e, entre estes, a testosterona, tida como o hormônio masculino por excelência. Conduz-nos, assim, por uma história que implica modos diversos de compreender e estruturar o corpo de homens e mulheres.

A genealogia empreendida por Tramontano passa por diferentes períodos da história do Ocidente, chegando aos dias atuais, com a síntese de diferentes hormônios em laboratório e seus usos e aplicações, em que tratamento e aprimoramento se confundem.

Autonomia ou controle

De tratamento para homens hipogonádicos, passando pelo uso para o aumento de rendimento, chegando à utilização com fins estéticos ou recreativos, o uso da testosterona é comum, ainda, na reposição hormonal, além de ser o principal elemento do processo de transexualização. O deslizamento entre esses diferentes tipos de consumo, afirma Tramontano, aproxima o uso médico do não terapêutico, criando ambiguidades: o acesso a essa biotecnologia e a nova gestão do corpo representam autonomia do indivíduo ou submissão às normas da bilionária indústria farmacêutica?

Testosterona: uma personagem

Tramontano aborda a testosterona como personagem social e escreve, então, sua biografia. No capítulo 1, “A gestação da testosterona”, inicia sua escrita com a descrição dos primóridios do conceito de hormônio. Apoiado nas ideias pré-científicas de Ludwik Fleck (2010), reflete como uma associação difusa entre testículos e atributos corporais da masculinidade atravessa diferentes sociedades e um longo período histórico, até ser traduzida em termos científicos.

Com o corpo moderno definido, descreve, no capítulo segundo, "o nascimento da testosterona", partindo do desenvolvimento do conceito de hormônio até chegar ao isolamento laboratorial da substância. 

No capítulo 3, “Os primeiros anos da testosterona”, são descritas as controvérsias dos primeiros usos do hormônio em homens, com a tentativa de "cura" da homossexualidade e o rejuvenescimento. Encerra o capítulo uma novidade na teoria hormonal - os hormônios pré-natais, que relocalizam a testosterona no quadro do binarismo de gênero.

Chegando aos dias atuais, o capítulo seguinte apresenta “a vida adulta da testosterona”. Superadas as dificuldades iniciais, a testosterona se torna uma biotecnologia de modificação corporal e aprimoramento de si.

Dando concretude à discussão, no capítulo 5, “Um retrato da testosterona”, o autor apresenta a maneira como um famoso manual de farmacologia retrata a testosterona e seus derivados. Nos apêndices, é possível comparar diferentes edições do manual que embasa a análise.

Encerrando o livro, no capítulo 6, Tramontano se pergunta sobre o futuro da testosterona. Partindo de questões contemporâneas, delineia caminhos estratégicos para discutir os usos atuais do hormônio e sugere objetos de pesquisa para que se sigam escrevendo os capítulos futuros desta biografia.

Sobre o autor

Lucas Tramontano é farmacêutico, doutor em saúde coletiva e pesquisador do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos e do Núcleo de Estudos Sobre o Gênero, Sexualidade e Saúde do Institutot Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz.

R$ 59,00 (impresso) | R$ 35,40 (digital) | 246 páginas

 

Comprar este livro na Livraria Virtual

 

Comprar este livro no SciElo Livros

 

2023. 246 Páginas.

ISBN: 978-65-5708-184-6
eISBN:978-65-5708-220-1

 

Sumário

Prefácio
Apresentação
1. A Gestação da Testosterona
2. O Nascimento da Testosterona
3. Os Primeiros Anos da Testosterona
4. A Vida Adulta da Testosterona
5. Um Retrato da Testosterona
6. O Futuro da Testosterona?
Fontes e Referências
Apêndices

Em acesso comercial no SciELO Livros

Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar