Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

SUS: o debate em torno da eficiência

LIVRO | SUS: o debate em torno da eficiência

Autores: Alexandre Marinho, Carlos Octávio Ocké-Reis

Diante da emergência da pandemia de Covid-19, o Sistema Único de Saúde (SUS) conquistou um espaço inédito nos debates da agenda pública do país. É nesse contexto que a Editora Fiocruz lança SUS: o debate em torno da eficiência, título que integra a coleção Temas em Saúde.

Escrito pelos economistas Alexandre Marinho e Carlos Octávio Ocké-Reis, profissionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o volume busca examinar a eficiência no SUS a partir do fato de que tal argumento é sistematicamente utilizado para defender a mercantilização do próprio sistema.

▶️ Confira o vídeo de lançamento abaixo ou assista no canal da Editora Fiocruz no YouTube: youtube.com/editorafiocruz
 

Segundo os autores, que se dedicam aos estudos da disciplina da economia da saúde desde a década de 1990, isso acaba encobrindo um constante ataque à ampliação do acesso à saúde promovido pela reforma sanitária brasileira. Eles argumentam que a palavra eficiência acaba sendo, dessa forma, vulgarizada e servindo para enfraquecer as políticas públicas de saúde. 

Em quatro capítulos, os pesquisadores abordam uma série de temáticas relacionadas à saúde pública do país desde a Constituição de 1988. No primeiro capítulo, eles falam sobre os muitos momentos em que o SUS esteve sob fogo cruzado. Em seguida, analisam a questão da eficiência em saúde, a partir de usos, maus usos, desusos e abusos. No capítulo três, o tema da economia da saúde é abordado a partir de uma análise sobre Estado e mercado, ampliando o debate sobre avaliação da eficiência. Por fim, o quarto e último capítulo lança o importante questionamento: sistemas universais subfinanciados podem, afinal, ser eficientes?

Os economistas afirmam não haver dúvidas sobre as possibilidades de aperfeiçoamentos na gestão do SUS, especialmente por meio da ampliação do financiamento de seus recursos humanos. No entanto, não basta ser eficiente se os resultados não são atingidos e, principalmente, se as necessidades de saúde da população não são atendidas. "Por isso, a adoção de medidas de eficiência capazes de levar a melhores práticas não pode, a priori, servir de base para se cortar o nível de recursos financeiros e organizacionais do SUS", enfatiza Ocké-Reis.

Sobre os autores
Alexandre Marinho é mestre e doutor em Economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV). É Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professor associado da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).    

Carlos Octávio Ocké-Reis é mestre e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com pós-doutorado na Universidade de Yale (Estados Unidos). É Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e ex-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde. 

Livro integra lista de propostas aprovadas em edital para Temas em Saúde
A obra é a 18ª publicação oriunda de chamada pública da Editora Fiocruz para novos títulos da coleção Temas em Saúde. Em abril de 2019, foram lançados dois editais para encerrar o ciclo de comemorações dos 25 anos da Editora. A chamada para compor a coleção recebeu 122 propostas de publicação e SUS: o debate em torno da eficiência foi uma das aprovadas.

R$ 15,00 (impresso) | R$ 9,00 (digital) | 132 páginas

Comprar na Livraria Virtual (impresso)

 

Comprar no SciELO Livros (e-book)

Primeira edição: 2022
ISBN (impresso): 978-65-5708-133-4
eISBN (digital): 978-65-5708-166-2

Apresentação
1. SUS Sob Fogo Cruzado
2. Eficiência em Saúde: usos, maus usos, desusos e abusos
3. Economia da Saúde: Estado, mercado e debate sobre avaliação da eficiência
4. Sistemas Universais Subfinanciados Podem Ser Eficientes?
Considerações Finais
Referências
Sugestões de Leitura

Em acesso comercial no SciELO Livros

Confira outros títulos desta mesma coleção:
Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar