Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Sociologia do Brasil Urbano, A

Autores / organizadoras: Anthony Leeds, Elizabeth Leeds, Nísia Trindade Lima

Em meio às comemorações pelos 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro, a Editora Fiocruz traz ao público a segunda edição de um livro que é referência no estudo de habitações populares e favelas no Brasil e na América Latina: A Sociologia do Brasil Urbano, do antropólogo Anthony Leeds e da cientista política Elizabeth Leeds. O original, fruto de uma década de pesquisas, havia sido originalmente publicado em 1978 por iniciativa do antropólogo Gilberto Velho. A nova edição, organizada por Elizabeth Leeds e pela socióloga Nísia Trindade Lima, vem reparar uma ausência: a obra encontrava-se esgotada e, portanto, inacessível às novas gerações de pesquisadores. A Sociologia do Brasil Urbano apresenta análises sobre a estrutura de poder e de classes à luz da história das favelas e dos assentamentos não controlados na América Latina. As favelas do Rio de Janeiro, objeto privilegiado pelo estudo, foram analisadas pelo modo como foram tratadas pelo Estado e como eram desenvolvidas as políticas de habitação.

Prêmio ABEU 2016 – Menção honrosa na categoria Ciências Humanas

Preço: R$ 55,00 | 432 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

ISBN: 978-85-7541-464-4. 2ª edição: 2015 (1ª edição: 1978, pela Zahar Editores).

Sumário:

Apresentação da 2ª Edição
Anthony Leeds, visto por um filhote ligeiramente rebelde
Apresentação da 1ª Edição
1. Introdução
2. Poder Local em Relação com Instituições de Poder Supralocal
3. Carreiras Brasileiras e Estrutura Social: um estudo de caso e um modelo 
4. O Brasil e o Mito da Ruralidade Urbana: experiência urbana, trabalho e valores nas ‘áreas invadidas’ do Rio de Janeiro e de Lima
5. Tipos de Moradia, Arranjos de Vida, Proletarização e a Estrutura Social da Cidade
6. Favelas e Comunidade Política: a continuidade da estrutura de controle social
7. Considerações sobre Diferenças Comportamentais: três sistemas políticos e as respostas das áreas invadidas por posseiros no Brasil, no Peru e no Chile
Imagens

Sobre os autores / as organizadoras:

Anthony Leeds (1925-1989): Antropólogo formado pela Universidade de Columbia, onde concluiu seu doutorado em 1957. Sua tese, Economic Cycles in Brazil: the persistence of a total cultural pattern – cacao and other cases, foi um dos estudos de comunidade do Programa de Pesquisas Sociais do Estado da Bahia-Columbia University. Foi chefe de estudos urbanos do Departamento de Assuntos Sociais da Organização dos Estados Americanos (OEA) e professor e pesquisador do City College de Nova York e das universidades de Hofstra, Texas e Boston. Atuou como consultor das agências internacionais Peace Corps Volunteers e Acción International. Foi professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional em 1969, lecionando o primeiro curso de antropologia urbana no Brasil.

Elizabeth Leeds (autora e organizadora): Formada em ciência política pela Universidade de Boston, foi voluntária do Peace Corps Volunteers e colaboradora de Anthony Leeds em suas pesquisas sobre favelas, iniciadas em 1965. Sua dissertação de mestrado foi defendida na Universidade do Texas e sua tese de doutorado, no Massachussets Institute of Technology. Além das favelas, pesquisou a imigração em Portugal, direitos humanos e, atualmente, pesquisa políticas de segurança pública no Brasil. É fundadora e presidente de honra do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Elizabeth também trabalhou na organização desta segunda edição.

Nísia Trindade Lima (organizadora): Socióloga, mestre em ciência política e doutora em sociologia pelo Instituto Universitário do Rio de Janeiro (Iuperj), é pesquisadora titular da Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (COC/ Fiocruz), onde é professora de pós-graduação do Programa de História das Ciências e da Saúde; vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz.

Conheça a Livraria Virtual da Editora Fiocruz

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar