Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Saúde na Escola: intersetorialidade e promoção da saúde

Saúde na Escola

Autor: Carlos dos Santos Silva

O livro reflete sobre conceitos, modelos, processos e estratégias para enfrentar os desafios da organização dos programas de saúde na escola. Em um momento desafiador e crucial da história da educação no Brasil, a obra do médico pediatra Carlos dos Santos Silva, pesquisador da Fiocruz, analisa propostas inovadoras de reaproximação entre os setores da educação e da saúde.

De forma sintética, mas aprofundada e rica em referências, a obra e convida seus leitores a acompanharem o desenvolvimento histórico da saúde escolar no Brasil, os modelos de programa e a trajetória do Programa Saúde na Escola (PSE) no Rio de Janeiro, de 2000 a 2009, período em que o pesquisador esteve à frente do Programa no município.   

Como parte da coleção Fazer Saúde, o título pretende contribuir para a qualificação de profissionais, pesquisadores e gestores de saúde e de educação, estimulando os conhecimentos científicos e a avaliação crítica das práticas de desenvolvimento de um programa de saúde na escola. 

Para Paulo Buss, ex-presidente da Fiocruz e professor titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), o autor “destaca a importância da ação de saúde abrangente e intersetorial, que mira não apenas o escolar, mas a família e a comunidade em que vive, em toda sua complexidade, e da construção compartilhada pelos profissionais da saúde e da educação dos programas a serem desenvolvidos simultaneamente na escola e na unidade de saúde".  

R$ 29,00 | 170 páginas

Compre este livro na Livraria Virtual

Primeira edição: 2019
ISBN: 978-85-7541-626-6

Apresentação 
1. Conceitos e estruturas da saúde e da educação e a elaboração de programas de saúde na escola
2. Desenvolvimento histórico da saúde na escola: marcos conceituaus
3. Programa Saúde na Escola no município do Rio de Janeiro: percorrendo uma trajetória no período de 2000 a 2009
4. Reflexões gerais e lições aprendidas na análise da trajetória do PSE municipal
Considerações finais
Referências 
Leituras complementares 

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Confira outros títulos desta mesma coleção:
Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar