Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Saneamento: promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental

Autores: Cezarina Maria Nobre Souza, André Monteiro Costa, Luiz Roberto Santos Moraes, Carlos Machado de Freitas

A declaração da Assembleia Geral da ONU de 2010 denuncia grave violação de um direito humano essencial: grande parte da população do mundo vive em condições precárias de acesso a bens e serviços essenciais. Esse quadro poderia ser minimizado e até evitado se fosse possível oferecer saneamento básico a todos. Neste livro, quatro profissionais atuantes nas áreas de engenharia sanitária e saúde ambiental propõem um novo olhar sobre a tríade ‘desenvolvimento, ambiente e saúde’, com o objetivo de formular estratégias inovadoras para garantir o acesso mais amplo ao saneamento. Fatores como o modo de vida da população, as condições socioeconômicas e a cultura servem de base na busca por soluções capazes de combinar tecnologia e gestão sociocultural. “O modelo de gestão deve ser adequado à tecnologia utilizada e às características socioculturais da população. Não é mais aceitável, como tem sido corrente, a imposição de soluções que, por não considerarem a coerência com a cultura e as condições de habitabilidade das pessoas, geram ônus de manutenção para as mais pobres.”, destacam os autores no texto de apresentação do livro.

Preço: R$ 15,00 | 140 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

ISBN: 978-85-7541-470-5. 2015. 140 p., il., mapas.    

Sumário:

Apresentação 
1. Saneamento, Ambiente e Saúde Pública: uma relação antiga e complexa
2. Breve História da Relação entre Saneamento, Saúde e Ambiente
3. Breve História do Saneamento no Brasil
4. Mudando o Foco do Saneamento para a Promoção da Saúde e a Sustentabilidade Ambiental 
5. Propondo um Saneamento Orientado para a Promoção da Saúde e a Sustentabilidade Ambiental 
Considerações Finais
Referências 
Sugestões de Leitura

Sobre os autores:

Cezarina Maria Nobre Souza: Engenheira sanitarista, doutora em saúde pública, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

André Monteiro Costa: Engenheiro de minas e de saúde pública, doutor em saúde pública, pesquisador titular do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz.

Luiz Roberto Santos Moraes: Engenheiro civil e sanitarista, PhD em saúde ambiental, professor titular em saneamento e participante especial da Universidade Federal da Bahia.

Carlos Machado de Freitas: Graduado em história, doutor em saúde pública, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz.

Conheça a Livraria Virtual da Editora Fiocruz

Em acesso comercial no SciELO Livros

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Confira outros títulos desta mesma coleção:
Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar