Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Reuniões Dialógicas de Redes Sociais: formas de dialogismo no trabalho psicossocial

Livro: Reuniões Dialógicas de Redes Sociais

Autores: Jaakko Seikkula, Tom Erik Arnkil

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento.

Livro que apresenta abordagens inovadoras em saúde mental e atenção psicossocial. Publicada originalmente em inglês, há quase 15 anos, a obra Dialogical Meetings in Social Networks (Karnac Books, 2006) ganha, pela primeira vez, uma tradução para o português. 

Escrito pelos professores finlandeses Jaakko Seikkula e Tom Erik Arnkil, o título recebeu, na versão brasileira (tradução de Vera Ribeiro), a revisão técnica de Paulo Amarante e Fernando Freitas, pesquisadores titulares da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Eles enfatizam a importância da chegada do volume – que já foi traduzido em mais de 15 idiomas – ao público brasileiro, e reforçam o caráter inovador da obra em um contexto em que a reforma psiquiátrica no país ganha novas dimensões. "O livro chega num momento muito importante em que nós estamos redefinindo e repensando a atenção em saúde mental e a atenção psicossocial, fundamentalmente para aquelas pessoas denominadas com psicose", afirma Paulo Amarante.  

Focado em encorajar a dialogicidade, o título apresenta os Diálogos Abertos (DAb), protagonizados por Seikkula, e os Diálogos Antecipatórios (DAnt), desenvolvidos por Tom Arnkil, práticas inovadoras e revolucionárias, como ressalta Amarante, nos estudos sobre o tema. "São duas inovações que, além de terapêuticas, demarcam uma nova forma de pensar sujeitos coletivos e com eles lidar", revelam os pesquisadores, no prefácio à edição brasileira do livro. Amarante e Freitas destacam ainda que os estudos presentes no livro darão aos leitores a oportunidade de compreender o dialogismo como “quadro geral para a análise do discurso e da comunicação, e da vida social em geral”.

Ao longo dos nove capítulos do volume, professores, pesquisadores, estudantes, profissionais da saúde e leitores em geral serão estimulados a conhecer melhor as duas abordagens dialógicas. Os tópicos incluem questões fundamentais para a saúde mental como o reconhecimento e a aceitação do outro; o pedido de ajuda entendido como um convite para um diálogo; a adoção do diálogo na prática cotidiana; os elementos curativos nos diálogos; a eficácia das reuniões dialógicas de redes. 

Na avaliação de Fernando Freitas, o livro mostra a força dos diálogos e como, “a partir dos recursos dialógicos, é possível modificar práticas hegemônicas de natureza monológica”. Para ele, a tradução dará uma forte contribuição “não apenas para o aprofundamento do processo de reforma psiquiátrico brasileiro, mas para todos aqueles que trabalham com situações de conflito”, conclui. 

Sobre os autores
➡️ Jaakko Seikkula
Psicólogo clínico e orientador de terapia de família, Seikkula é professor do Departamento de Psicologia na Universidade de Jyväskylä (Finlândia) e do Instituto de Medicina Comunitária da Universidade de Tromsø (Noruega). Trabalha há mais de vinte anos no desenvolvimento, estudo e implementação da abordagem dos Diálogos Abertos nas crises psiquiátricas mais severas e em outras crises. O pesquisador finlandês já esteve no Brasil a convite da Fiocruz, e participou da primeira edição do Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas, em 2017. É autor de mais de cem artigos científicos e autor ou coautor de 12 livros. 

➡️ Tom Erik Arnkil
É professor pesquisador do STAKES (Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento para o Bem-Estar Social e a Saúde), em Helsinque, capital da Finlândia. É professor adjunto de políticas sociais na Universidade de Helsinque. Durante duas décadas, ele e sua equipe estudaram as situações “multiproblemáticas”, em que uma multiplicidade de auxiliares pode ficar emperrada, e procuraram desenvolver meios de melhorar a cooperação entre os profissionais e com os clientes e suas redes pessoais. Arnkil estudou, principalmente, questões relacionadas com crianças e famílias. Além de situações ligadas à família, o conjunto de métodos conhecido por Diálogos Antecipatórios foi aplicado e estudado em outros contextos em que há múltiplos prestadores de assistência, como o atendimento a idosos e o trabalho com desempregados de longa data. É autor e coautor de diversos artigos e 17 livros.

Sobre os revisores técnicos
Além de pesquisadores do Laps/Ensp/Fiocruz, Fernando Freitas e Paulo Amarante são autores da Editora Fiocruz. Lançado em 2015 como parte da coleção Temas em Saúde, o livro Medicalização em Psiquiatria é uma coautoria dos dois professores, que são também editores do Mad in Brasil, site especializado em temáticas de saúde mental, ciência e psiquiatria.    

Médico psiquiatra e doutor em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz, Amarante é também editor da coleção Loucura & Civilização da Editora Fiocruz, além de autor de diversas obras sobre saúde mental, atenção psicossocial e reforma psiquiátrica. Freitas é psicólogo e doutor em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica). 

R$ 65,00 (impresso) | R$ 39,00 (digital) | 260 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual (formato impresso)


Comprar este livro no SciELO Books (formato e-Book)

Primeira edição (português): 2020
Título original: Dialogical Meetings in Social Networks (2006)
ISBN (impresso): 978-65-5708-022-1 
eISBN (digital): 978-65-5708-081-8

Prefácio à edição brasileira
Prefácio 
A nossos leitores brasileiros
Apresentação
Introdução
Sobre Redes e Diálogos
Parte I
1. Diálogos nas fronteiras entre e dentro das redes profissionais e pessoais
2. Reuniões frustrantes de redes
Parte II
3. Diálogos Abertos como intervenção em crise 
4. Diálogos Antecipatórios para atenuar as preocupações
5. Parecidos, mas diferentes
6. Elementos curativos nos diálogos
Parte III
7. O diálogo e a arte de responder
8. Eficácia das reuniões dialógicas de redes
9. Pesquisa e práticas de generalização
Epílogo
Sobre Poder e Empoderamento
Referências
Índice

Em acesso comercial no SciELO Livros

Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar