Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Psiquiatria e Política: o jaleco, a farda e o paletó de Antonio Carlos Pacheco e Silva

Livro: Psiquiatria e Política

Autor: Gustavo Querodia Tarelow

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento.

Integrante da coleção História e Saúde da Editora Fiocruz, a obra apresenta um estudo da trajetória de um personagem relevante e controverso na história biográfica da medicina e da psiquiatria brasileiras do século XX. A análise da vida de Antonio Carlos Pacheco e Silva (1898-1988) é feita levando em consideração as muitas contradições, tensões e singularidades do médico, militar e político. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), Pacheco e Silva acumulou, para além dos espaços acadêmicos, cargos políticos e empresariais, tendo participado ativamente de movimentos conservadores e eugenistas.

O livro é um desdobramento da tese doutoral do historiador Gustavo Tarelow, defendida em 2019, na FMUSP. Dedicado às pesquisas sobre a história da psiquiatria paulistas e seus personagens, o autor investiga etapas fundamentais da trajetória de Pacheco e Silva. Ele mostra, por exemplo, a atuação do médico na fundação do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e como diretor da Associação Psiquiátrica Internacional e do Hospital do Juquery. Tarelow revela também como o psiquiatra esteve diretamente envolvido em todo o processo que levou o português António Egas Moniz a receber o Prêmio Nobel de Medicina, em 1949, além de sua intensa participação em diferentes partidos e momentos do campo político nacional. 

Dividida em três capítulos, a obra agrega também importantes notas, referências e imagens, reunindo fotografias, documentos, páginas de jornais e outros materiais de acervo que ilustram as diferentes fases da vida do psiquiatra. 

Título inaugura a lista de livros originais aprovados em edital
O volume é a primeira publicação oriunda de chamada pública para livros autorais da Editora Fiocruz. Em abril de 2019, a Editora lançou dois editais para encerrar o ciclo de comemorações de seus 25 anos. Para a de livros autorais, 47 originais foram submetidos à Editora: seis obras foram selecionadas, incluindo Psiquiatria e Política. Clique aqui para mais informações sobre o resultado do edital. 

Lançamento digital
Simultaneamente ao lançamento dos exemplares impressos, o título foi também disponibilizado para aquisição na rede SciELO Livros. A iniciativa amplia a participação da Editora Fiocruz no formato digital de amplo acesso. O livro passa a integrar uma ampla lista de volumes e coletâneas disponibilizados pela Editora na biblioteca acadêmica online.  

Sobre o autor
Gustavo Querodia Tarelow é doutor em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP e mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Desde 2011, o historiador atua como pesquisador do Museu Histórico “Prof. Carlos da Silva Lacaz” da FMUSP. Na instituição, desenvolve pesquisas sobre história das práticas médicas e de saúde, biografias em saúde, história da saúde e da medicina, história da saúde mental e história da psiquiatria.  

R$ 63,00 (impresso) | R$ 37,80 (digital) | 293 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

Primeira edição: 2020
ISBN (impresso): 978-65-5708-005-4 
eISBN (digital): 978-65-5708-018-4

Prefácio 
Apresentação 
1. A Era Formativa: entre São Paulo, Paris e a psiquiatria 
2. A Era do Fulgor: dos laboratórios do Juquery ao prestígio internacional 
3. A Era dos Acirramentos: farda, golpes de Estado e os últimos dias
Considerações finais
Notas
Imagens
Fontes e Referências 

Em acesso comercial no SciELO Livros

Confira outros títulos desta mesma coleção:
Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar