Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Leishmanioses do Continente Americano

Organizadores: Fátima Conceição-Silva, Carlos Roberto Alves

No Brasil, ela já foi responsável por epidemias em diferentes cidades. Nos últimos dez anos, sua letalidade aumentou em diversas regiões do país. Em várias partes do mundo ela vem se expandindo, inclusive em lugares onde, anteriormente, não havia registro de transmissão. A infecção por parasitos do gênero Leishmania causa uma das doenças tropicais mais negligenciadas da atualidade. Estima-se que existam 350 milhões de pessoas em risco de contrair a infecção, sobretudo nas áreas mais pobres do planeta, e que dois milhões de novos casos de leishmanioses ocorram a cada ano. Esse grave cenário justifica o esforço empreendido pelos organizadores e demais pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) especialistas no assunto, assim como por profissionais de outras unidades da Fiocruz e instituições brasileiras: eles prepararam uma coletânea que compila o conhecimento já existente sobre o assunto, identifica os principais desafios e discute estratégias para enfrentá-los.  

Preço: R$ 119,00 | 512 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

ISBN: 978-85-7541-439-2. 2014. il., tab.

Sumário:

Parte I - Questões evolutivas, taxonômicas e ultraestruturais de parasitos do gênero Leishmania
Parte II - Bioquímica e metabolismo energético dos parasitos do gênero Leishmania
Parte III - Aspectos bioquímicos e moleculares na interação parasito-hospedeiro-vetor
Parte IV - Hospedeiros, reservatórios e manutenção dos ciclos de transmissão
Parte V - Modelos experimentais no estudo das leishmanioses do continente americano
Parte VI - Espectro clínico das leishmanioses
Parte VII - Resposta imune na leishmaniose tegumentar americana
Parte VIII - Tratamento e diagnóstico das leishmanioses
Parte IX - Desafios para o controle das leishmanioses

Sobre os organizadores:

Fátima Conceição-Silva: Médica e doutora em ciências, com pós-doutorado na Universidade de Lausanne (Suíça). É pesquisadora titular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e professora da Escola de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Tem experiência na área de imunologia e parasitologia/micologia médica, com ênfase em leishmaniose tegumentar americana, esporotricose e outras doenças granulomatosas do tegumento cutâneo-mucoso, incluindo imunidade da pele.

Carlos Roberto Alves: Biólogo e doutor em ciências. Atualmente é pesquisador titular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Tem experiência na área de parasitologia, com ênfase em bioquímica de protozoários parasitos. Desenvolve pesquisas com proteínas de Leishmania spp e seus mecanismos de ação na fisiologia destes protozoários e na interação com seus hospedeiros.

Conheça a Livraria Virtual da Editora Fiocruz

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar