Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Informações e registros em saúde e seus usos no SUS

Livro: Informações e registros em saúde e seus usos no SUS

Organizadores: Bianca Borges da Silva Leandro, Flavio Astolpho Vieira Souto Rezende, José Mauro da Conceição Pinto

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento. 

Integrante da coleção Fazer Saúde da Editora Fiocruz, o livro analisa as mudanças na trajetória dos sistemas de informação em saúde, partindo de aspectos históricos e conceituais. Iniciativas como aplicativos na área da saúde, utilização de sistemas de informação em saúde via web, o desenvolvimento do Programa Telessaúde Brasil Redes, a expansão do cartão nacional de saúde (CNS), o desenvolvimento dos prontuários e registros eletrônicos são algumas das estratégias desenvolvidas nas esferas municipal, estadual e federal que permeiam o cotidiano de trabalho de muitos profissionais da saúde. 

A obra ressalta que, para que as informações e registros em saúde tenham um papel estratégico no Sistema Único de Saúde (SUS), são essenciais a reflexão e a discussão sobre os processos de trabalho, especialmente em dois campos de prática dos profissionais que lidam com o tema: os sistemas de informação em saúde – sobretudo os de âmbito nacional – e a gestão de documentos em saúde. “Nós procuramos enfocar a problematização e a preocupação em cima do prontuário do paciente, seja o prontuário em papel ou o de suporte digital”, afirma Bianca Borges da Silva Leandro, uma das autoras e organizadoras do volume. 

Em cinco capítulos, o título evidencia a defesa da produção de informações e registros como uma macrofunção estratégica do SUS, de modo a produzir informações de qualidade para os cidadãos, gerando conhecimento e maior participação social. A obra mostra também que, apesar das dificuldades vivenciadas, é fundamental que os profissionais dos serviços de saúde utilizem as informações e registros que se encontram disponíveis para rever suas práticas e processos de trabalho. É importante, portanto, que os esforços e ações no cotidiano do trabalho desses profissionais sejam devidamente reconhecidos.

Lançamento digital
Simultaneamente ao lançamento dos exemplares impressos, o livro foi também disponibilizado para aquisição na rede SciELO Livros. A iniciativa amplia a participação da Editora Fiocruz no formato digital de amplo acesso. A coletânea passa a integrar uma ampla lista de volumes e coletâneas disponibilizados pela Editora na biblioteca acadêmica online.  

Autores e organizadores
Escrito por oito autores de diferentes áreas e gerações, o livro reúne pesquisadores que mantêm um trabalho conjunto na articulação de temas e abordagens vinculados aos registros e informações em saúde. Além de autores, Bianca Leandro, Flavio Astolpho Vieira Souto Rezende e José Mauro da Conceição Pinto são também organizadores da coletânea, que tem proeminente participação dos estudos desenvolvidos no Laboratório de Educação Profissional em Informações e Registros em Saúde (Lires) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). 

Bacharel em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a sanitarista Bianca Leandro tem mestrado profissional em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), além de professora, pesquisadora e coordenadora do Lires/EPSJV/Fiocruz. 

O médico Flavio Astolpho Vieira Souto Rezende é mestre em engenharia biomédica pela UFRJ, doutorando em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz, além de professor e pesquisador do Laboratório de Educação Profissional em Manutenção de Equipamentos em Saúde da EPSJV/Fiocruz.

O historiador José Mauro da Conceição Pinto é mestre em comunicação, imagem e informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Também é pesquisador do Lires/EPSJV/Fiocruz e é professor da rede pública (Colégio Estadual Nilo Peçanha – RJ). 

Os demais autores são Ana Cristina Gonçalves Vaz dos Reis (nutricionista), Fernanda do Nascimento Martins (historiadora), Marcia Fernandes Soares (nutricionista), Martha Peçanha Sharapin (engenheira civil) e Sérgio Munck (estatístico), todos vinculados à EPSJV/Fiocruz.

R$ 41,00 (impresso) | R$ 24,60 (digital) | 176 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

Primeira edição: 2020
ISBN (impresso): 978-65-5708-003-0 
eISBN (digital): 978-65-5708-017-7

Apresentação 
1. Histórico das informações e registros em saúde
2. Informações e registros em saúde: conceitos e usos
3. Os sistemas de informação em saúde no Sistema Único de Saúde
4. A gestão de documentos nos serviços de saúde
5. Ética, informações e serviços de saúde
Considerações finais
Referências 
Leituras complementares

Em acesso comercial no SciELO Livros

Confira outros títulos desta mesma coleção:
Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar