Início do conteúdo

Entre o Segredo e a Solidão: aborto ilegal na adolescência

Livro: Entre o Segredo e a Solidão

Autor: Wendell Ferrari

Um livro que pode trazer contribuições para o debate público sobre um tema de fundamental importância nos campos da saúde e dos direitos das mulheres: a interrupção da gravidez entre jovens. Entre o Segredo e a Solidão: aborto ilegal na adolescência, título escrito pelo psciólogo Wendell Ferrari, integra a coleção Criança, Mulher e Saúde.

Oriunda da dissertação de mestrado defendida pelo autor, em 2017, no Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Eicos/UFRJ), a obra apresenta - a partir de uma cuidadosa pesquisa socioantropológica - as narrativas de dez adolescentes, em contexto de extrema exclusão social, que enfrentaram o desamparo, a solidão e o medo para realizar abortos em condições adversas e inseguras. Wendell Ferrari realizou entrevistas com meninas de uma favela da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro que tiveram experiências de aborto ilegal.

▶️ Confira o vídeo de lançamento abaixo ou clique aqui para assistir.

Segundo o pesquisador, o perfil das jovens chama atenção: todas tinham menos de 18 anos de idade no momento da entrevista e eram, em sua maioria, negras. Elas realizaram o aborto entre 12 e 17 anos, incluindo dois tipos de práticas: aquelas que se arriscaram em clínicas clandestinas e inseguras e aquelas que interromperam a gravidez com uso de remédio abortivo que tem comercialização proibida no Brasil.  

Ferrari destaca ainda que as adolescentes nem sempre contam com o apoio de suas famílias e que a relação com seus parceiros é permeada de hierarquias e desigualdades de gênero, de classe e de diferença de idade. O livro joga luz sobre esse cenário de extrema insegurança e instabilidade para as jovens. "No livro, elas contam seus itinerários inseguros e de extrema solidão, que desvelam a sexualidade na adolescência, o descaso do Estado diante do aborto e a falta de políticas públicas em educação sexual", afirma o psicólogo. 

Sobre o autor
Doutorando em Saúde Coletiva no Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), com período sanduíche na Universidade do Porto, em Portugal, Wendell Ferrari é mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ. O autor tem graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Lançamento encerra a lista de livros originais aprovados em edital
Esta é a sexta - e última - publicação oriunda de chamada pública para livros autorais da Editora Fiocruz. Em abril de 2019, a Editora lançou dois editais para encerrar o ciclo de comemorações de seus 25 anos. Para a chamada de livros autorais, 47 originais foram submetidos à Editora. Seis obras foram selecionadas, incluindo a de Wendell Ferrari. Clique aqui para mais informações sobre o resultado do edital.

R$ 61,00 (impresso) | R$ 36,60 (digital) | 316 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual (impresso)



Comprar este livro no SciELO Livros (e-book)

Primeira edição: 2021
ISBN (impresso): 978-65-5708-007-8
eISBN (digital): 978-65-5708-103-7

Prefácio
Apresentação
1. O Aborto Induzido e Ilegal no Brasil
2. Os Métodos, as Técnicas e as Estratégias de Aproximação das Adolescentes com Histórico de Aborto Induzido
3. As Entrevistas: dez narrativas de adolescentes com experiência de aborto induzido
4. A Descoberta da Gravidez, o Processo Decisório, a Realização do Aborto Ilegal e a Iniciação Sexual das Adolescentes
Considerações Finais
Notas
Referências 
Anexo
Posfácio

Em acesso comercial no SciELO Livros

Confira outros títulos desta mesma coleção:
Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar