Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Entre Demografia e Antropologia: povos indígenas no Brasil

Povos Indígenas

Organizadores: Ricardo Ventura Santos, Bruno Nogueira Guimarães, Marden Barbosa de Campos e Marta Maria do Amaral Azevedo

Oitavo livro da coleção Saúde dos Povos Indígenas, Entre Demografia e Antropologia: povos indígenas no Brasil apresenta profundas avaliações sobre as dinâmicas populacionais indígenas. Organizada por Ricardo Ventura, Bruno Guimarães, Marden Barbosa de Campos e Marta Azevedo, a coletânea levanta contribuições que indicam que os escassos dados demográficos de décadas atrás se tornaram mais abundantes, passando a fomentar políticas públicas. 

Em suas abordagens, a obra passa por pesquisas e conhecimentos multidisciplinares, que vão de questões de migração, mobilidade e dinâmica territorial até a contextualização de dados censitários e a forma como a população indígena é retratada nos censos demográficos do Brasil. 

A antropóloga Marta Azevedo ressalta a importância de "buscar uma maior participação da população indígena na produção de dados e análises demográficas". Segundo ela, tão estratégico quanto continuar a fomentar a realização de uma demografia indígena é formar demógrafos indígenas no país".

O anseio expressado pela autora e organizadora aparece no último capítulo do livro, que é dividido em três partes: Perspectivas a partir do CampoDados Censitários em ContextoTrajetórias, Categorias, Implicações.

Organizadores e autores
Organizado por quatro autores de diferentes áreas e gerações, o livro reúne pesquisadores que mantêm um trabalho conjunto para articular temas e abordagens variadas no estudo da demografia indígena no Brasil.
  
Ricardo Ventura Santos é antropólogo, pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e professor titular do Departamento de Antropologia do Museu Nacional (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), além de membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Bruno Nogueira Guimarães é antropólogo, pesquisador de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e Research Fellow da Universidade de St Andrews (Escócia).

Marden Campos é economista, doutor em demografia e professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordena o GT de Demografia dos Povos Indígenas no Brasil da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP).

Marta Azevedo, antropóloga e demógrafa, é professora do Núcleo de Estudos de População da Unicamp. Foi presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) e foi coordenadora do GT de Demografia dos Povos Indígenas no Brasil da ABEP.

Além dos quatro organizadores, a coletânea reúne mais 24 autores, pesquisadores das mais diversas instituições e campos. Entre as áreas do conhecimento estão antropologia, demografia, biologia, história, matemática, estatística, geografia, odontologia, enfermagem, nutrição, entre outras. Além de Fiocruz, UFRJ, Unicamp e UFMG, algumas das instituições em que os pesquisadores atuam incluem Universidade Federal do Amazonas, IBGE, PUC-Rio, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Alagoas, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Grande Dourados e Universidade Federal de Juiz de Fora. 

R$ 53,00 | 264 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

Primeira edição: 2019
ISBN: 978-85-7541-636-5

Apresentação 
Parte I - Perspectivas a partir do Campo
1. O Censo Visto da Aldeia: lendo dados demográficos com base na etnografia Apanjekra
2. Dinâmica Territorial e Mobilidade Espacial entre os Kaiowá e Guarani no Mato Grosso do Sul 
3. Migração do Povo Indígena Sateré-Mawé em Dois Contextos Urbanos na Amazônia
4. A Política de Transferência de Renda Condicionada e os Povos Indígenas no Brasil 
Parte II - Dados Censitários em Contexto  
5. Indígenas em Belo Horizonte: o uso dos dados de setores censitários para estudos intraurbanos  
6. Declaração de Idade em Indígenas e Não Indígenas no Censo Demográfico de 2010
7. Parturição em Mulheres Indígenas e Não Indígenas do Brasil: o número de filhos relatados depende de quem responde às perguntas do censo nacional?
8. "Você Se Considera Indígena?": características da população residente em terras indígenas investigadas pelo Censo Demográfico de 2010
Parte III - Trajetórias, Categorias, Implicações
9. "Convívio e Contaminação": uma análise sócio-histórica sobre epidemias, demografia e povos indígenas na obra de Darcy Ribeiro
10. Indígenas e Pesquisa Demográfica: sugestões ao debate sobre religião e indígenas no contexto do censo brasileiro
11. Os Indígenas nos Censos Demográficos: entrevista com João Pacheco de Oliveira
12. Memórias Acadêmico-Afetivas sobre a Demografia dos Povos Indígenas no Brasil: entrevista com Marta Maria do Amaral Azevedo

Confira outros títulos desta mesma coleção:
Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar