Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Em Busca da Comunidade: ciências sociais, desenvolvimento rural e diplomacia cultural nas relações Brasil-EUA (1930-1950)

Livro: Em Busca da Comunidade

Autor: Thiago da Costa Lopes

Integrante da coleção História e Saúde da Editora Fiocruz, a obra aborda o papel das ciências sociais e das políticas públicas no Brasil a partir dos estudos rurais e do lugar do rural na sociedade brasileira moderna. Com essa premissa, o pesquisador Thiago da Costa Lopes investiga a trajetória de relações acadêmicas e diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos de 1930 a 1950. Para isso, ele concentrou seus estudos em dois importantes sociólogos do período: o norte-americano T. Lynn Smith e o brasileiro José Arthur Rios. 

O autor mostra como os dois pensadores que protagonizam a sua pesquisa fazem parte da história e da consolidação da sociologia no Brasil. O pesquisador traz à tona “relações diplomáticas, instituições científicas, agências governamentais e organismos internacionais, círculos de políticos, intelectuais e cientistas sociais", segundo André Botelho, professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ao analisar a conjuntura das relações acadêmicas entre os dois personagens, Thiago Lopes mostra que o rural renasce como chave não apenas da modernização, mas também da democratização política no Brasil.   

Em sua ampla pesquisa sobre os sociólogos, o autor revela passagens e momentos importantes nas atividades e atuações de ambos, ajudando a moldar as relações entre os países na época. Ao acompanhar as circunstâncias históricas que permitiram as trocas acadêmicas entre Smith – um dos principais estudiosos do Sul profundo dos Estados Unidos – e Rios, que foi aluno e orientando do norte-americano na Louisiana State University, Lopes mostra o importante papel dos dois na elaboração de diagnósticos sobre as condições de vida das populações rurais brasileiras. 

A obra mostra como os intercâmbios acadêmicos entre os pensadores se estenderam em suas atuações profissionais. No Brasil, Rios participaria ativamente, nas décadas de 1940 e 1950, da formulação de políticas sociais de desenvolvimento rural e organização de comunidades, como a Campanha Nacional de Educação Rural e a Seção de Pesquisas Sociais da Divisão de Educação Sanitária do Serviço Especial de Saúde Pública, além de dirigir ampla pesquisa sobre as favelas cariocas. “Ao pensarem um verdadeiro programa de engenharia social para as populações rurais, Smith e Rios nos oferecem um material rico para se analisar essa história a partir das interfaces entre ciência, política e sociedade", afirma o autor.

Dividido em quatro capítulos, o título analisa temáticas como sociologia rural, comunitarismo, diplomacia, ciência e democracia a partir dos estudos, ideias e atividades de T. Lynn Smith e José Arthur Rios. Além disso, engloba um rico caderno de fotografias dos sociólogos em diversas ocasiões e atividades, como solenidades públicas, entrevistas à imprensa, cursos, seminários e reuniões.

Prêmio Capes de Tese – Comissão Fulbright 
O título é fruto de premiada tese defendida por Thiago Lopes no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz). Em 2019, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou que o trabalho do pesquisador foi escolhido pela Comissão Fulbright para premiação especial durante o Prêmio Capes de Tese. A comissão premia estudos que abordam as relações entre Brasil e Estados Unidos. Selecionado entre 1.140 teses inscritas na edição, Lopes foi agraciado com uma bolsa de pós-doutorado, com duração de quatro meses, no país norte-americano. 

Lançamento integra lista de livros originais aprovados em edital
O volume é a terceira publicação oriunda de chamada pública para livros autorais da Editora Fiocruz. Em abril de 2019, a Editora lançou dois editais para encerrar o ciclo de comemorações de seus 25 anos. Para a de livros autorais, 47 originais foram submetidos à Editora. Seis obras foram selecionadas, incluindo a de Thiago Lopes. Clique aqui para mais informações sobre o resultado do edital. 

Sobre o autor
Thiago da Costa Lopes é doutor e mestre pelo PPGHCS/COC/Fiocruz. O doutorado contemplou período sanduíche na Universidade de Maryland (EUA). É graduado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). 

R$ 54,00 (impresso) | R$ 32,40 (digital) | 281 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual (formato impresso)


Comprar este livro no SciELO Books (formato e-Book)

Primeira edição: 2020
ISBN (impresso): 978-65-5708-008-5 
eISBN (digital): 978-65-5708-064-1

Prefácio 
Apresentação 
1. Sociologia Rural e Comunitarismo na Era Roosevelt
2. Estreitando Relações com o Brasil: diplomacia, sociologia e assistência técnica na atuação profissional de T. Lynn Smith
3. Ciência, Comunitarismo e Reforma no Pensamento de José Arthur Rios
4. Construindo a Comunidade no Brasil: democracia, mudança social e o papel das ciências sociais em José Arthur Rios
Considerações finais
Notas
Imagens
Fontes e Referências 

Em acesso comercial no SciELO Livros

Confira outros títulos desta mesma coleção:
Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar