Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Direitos Humanos à Água e ao Saneamento, Os

Livro: Os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento

Autor: Léo Heller

Levar ao público uma visão ampliada da água e do saneamento a partir da lente dos direitos humanos. É com esse intuito que a Editora Fiocruz lança a versão em português do livro Os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento.

Escrito pelo engenheiro Léo Heller, pesquisador do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), o título busca explicar e decodificar, em suas mais de 600 páginas, o significado desses direitos fundamentais, articulando diferentes campos do conhecimento: direito, saúde coletiva e políticas públicas. A versão em inglês - The Human Rights to Water and Sanitation - foi lançada em maio deste ano pela editora da Universidade de Cambridge (Reino Unido).

▶️ Confira o vídeo de lançamento abaixo ou assista no canal da Editora Fiocruz no YouTube: youtube.com/editorafiocruz

 

No período de 2014 a 2020, o autor ocupou o cargo de Relator Especial para os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (DHAS) das Nações Unidas. Durante o período, Heller visitou diversos países em cinco continentes, conversando com cidadãos comuns, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), governantes nacionais e locais, representantes de entidade ligadas à ONU, entre outros públicos. O livro contempla o conteúdo produzido a partir dessas experiências e informações. 

A obra é organizada em 13 capítulos, que compõem quatro partes. A primeira é mais focada nos fundamentos dos conceitos, fazendo um apanhado histórico da emergência dos direitos humanos à água e ao saneamento. A segunda parte aborda os macro determinantes, que acabam facilitando a violação desses direitos humanos. A terceira é sobre políticas públicas, diretamente relacionadas à realização desses direitos. Por fim, a quarta parte trata de alguns grupos populacionais mais fortemente vulnerabilizados quanto ao cumprimento desses direitos.         

O texto de orelha foi escrito por Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz. Ela destaca a importância da gestão sustentável da água e do saneamento para todos, como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. No prefácio à edição brasileira, Paulo Vannuchi, ex-ministro dos Direitos Humanos do Brasil (2005-2010) e ex-membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos/OEA (2014-2017), ressalta a qualidade das pesquisas que dão origem à obra de Heller. 

Sobre o autor
Graduado em Engenharia Civil, Léo Heller é doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde é professor titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Realizou pós-doutorado na Universidade de Oxford (Inglaterra), no período 2005-2006. Foi Relator Especial para os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (DHAS) das Nações Unidas (2014-2020). É pesquisador do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas). É coorganizador de Política Pública e Gestão de Serviços de Saneamento (2013), publicado pela Editora Fiocruz - em coedição com a Editora UFMG.

R$ 85,00 (impresso) | R$ 51,00 (digital) | 620 páginas

Comprar na Livraria Virtual (impresso)

 

Comprar no SciELO Livros (e-book)

Primeira edição: 2022
ISBN (impresso): 978-65-5708-132-7
eISBN (digital): 978-65-5708-169-3

Prefácio à edição brasileira
Prefácio à edição inglesa
Apresentação
PARTE I – FUNDAMENTOS
1. Emergência e Consolidação das Obrigações Legais dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento
2. O Significado dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento
3. Controvérsias em torno dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento
PARTE II – DETERMINANTES PARA A REALIZAÇÃO E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS À ÁGUA E AO SANEAMENTO
4. Neoliberalismo e Privatização
5. Atividades Empresariais com Ênfase nos Megaprojetos
6. Cooperação para o Desenvolvimento em Água e Saneamento
PARTE III – POLÍTICAS
7.Regulação de Serviços de Água e Saneamento
8. Responsabilização no Setor de Água e Saneamento
9. Acessibilidade Econômica
10. Realização Progressiva dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento
PARTE IV – PESSOAS, 452 11. A Dimensão de Gênero
12. Pessoas Deslocadas de Forma Forçada
13. Esferas da Vida além da Moradia, com Ênfase em Espaços Públicos

Em acesso comercial no SciELO Livros

Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar