Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Diplomacia da Saúde e Covid-19: reflexões a meio caminho

Livro: Diplomacia da Saúde e Covid-19

Organizadores: Paulo Marchiori Buss e Luiz Eduardo Fonseca

⬇️ Clique aqui para download gratuito do livro
▶️ Confira aqui o vídeo de lançamento

Reunir o conjunto de respostas, pesquisas e ações técnicas produzidas pela Fiocruz durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Com esse intuito, o Observatório Covid-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz publicam, em coedição, a série Informação para Ação na Covid-19. Lançado em dezembro de 2020, o primeiro dos cinco livros da série é Diplomacia da Saúde e Covid-19: reflexões a meio caminho, organizado por Paulo Marchiori Buss e Luiz Eduardo Fonseca, coordenadores do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz). Todos os títulos estarão em formato digital e em acesso aberto na rede SciELO Books, que apoia a iniciativa.    

Diplomacia da Saúde e Covid-19 investiga as ações globais para o enfrentamento da pandemia, reunindo as análises produzidas pelo Cris/Fiocruz sobre as respostas do multilateralismo ao novo coronavírus. Dessa forma, a coletânea – que contempla 22 capítulos, divididos em três partes – viabiliza o acesso do público a um panorama de ações internacionais promovidas para o enfrentamento da crise sanitária. 

O instant book engloba renomados pesquisadores das mais diversas áreas de saúde, diplomacia e relações internacionais. Entre os mais de 50 autores que escreveram contribuições e análises para o livro estão: Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz; Celso Amorim, diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil; Ana Lúcia Pontes e Ricardo Ventura, especialistas em saúde indígena; Carlos Gadelha, coordenador das Ações de Prospecção da Presidência da Fiocruz; Christovam Barcellos, pesquisador titular do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz); Marilia Santini de Oliveira, Assessora da Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência/Fiocruz; Margareth Portela, coordenadora geral do Proqualis; Carlos Machado de Freitas, coordenador do Observatório Covid-19 Fiocruz e editor científico da Editora Fiocruz. 

Ações de órgãos e agências internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), além de iniciativas multilaterais, como G20 e países do BRICS, são descritas e examinadas ao longo da obra. Instituições financeiras internacionais – como Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial (Banco Mundial) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – também são analisados pelos pesquisadores em relação ao enfrentamento à Covid-19. Os capítulos abordam ainda as respostas de diferentes países e regiões do mundo, como Brasil, China, Estados Unidos, África, Oriente Médio, Europa, América Latina e Caribe.

Nas análises, a pandemia é contextualizada em meio a temas transversais, como economia, geopolítica e crise humanitária, englobando três perspectivas: a doença e suas circunstâncias, a diplomacia da saúde e Covid-19 e ações da Fiocruz. "As três partes nas quais se divide a coletânea e seus diversos capítulos são complementares entre si: quando reunidos dão, simultaneamente (no tempo histórico e na geografia), a visão de cada região e a visão mundial, dado o enfoque sobre as institucionalidades multilaterais global e regionais", explicam, na apresentação, os organizadores do livro Paulo Buss e Luiz Eduardo Fonseca.

Sobre os organizadores
Ex-presidente da Fiocruz, o médico Paulo Buss é mestre em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). É coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e membro titular da Academia Nacional de Medicina.
 
Mestre e doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), o médico Luiz Eduardo Fonseca é coordenador adjunto do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz).   

Livros da série
Além de Diplomacia da Saúde e Covid-19, que abre a série de publicações, outros livros serão lançados ao longo de 2021. As obras contemplam temas e informações reunidas pelo Observatório Covid-19 Fiocruz: os cenários epidemiológicos e a vigilância em saúde; as políticas e a gestão dos serviços e sistemas de saúde; as orientações para os cuidados e a saúde dos trabalhadores; os impactos sociais e os aspectos de desigualdade na pandemia.

Instant Books
Instant Book ou livro instantâneo é um termo usado no segmento editorial para designar um livro produzido e publicado muito rapidamente para atender à demanda da sociedade. Essas publicações buscam organizar e divulgar o conhecimento (parcial) sobre o fenômeno – de seu início até o momento da publicação. 

Observatório Covid-19: Informação para Ação
A série de publicações instantâneas tem o intuito de levar ao público conhecimentos e reflexões sobre a pandemia, combinando um esforço de análises amplas e integradas sobre temas específicos, com rapidez na produção de modo a estarem disponíveis e de modo amplo em um curto período de tempo. "Esses livros têm como objetivo reunir o conjunto de produções técnicas da Fiocruz, como relatórios, estudos e notas técnicas, em resposta à Covid-19", afirma Carlos Machado de Freitas, coordenador do Observatório Covid-19 Fiocruz e editor científico da Editora Fiocruz. 

No início da pandemia, o observatório foi estruturado a fim de articular os diferentes grupos, laboratórios, setores e unidades da Fiocruz para produzir informações para as ações, dando suporte à formulação de políticas e às tomadas de decisões da instituição, subsidiando estratégias de ações do Ministério da Saúde e do SUS. Clique aqui para acessar o site do Observatório Covid-19 Fiocruz. 

ACESSO ABERTO | 363 páginas

Download gratuito no SciELO Books (e-Book)

Primeira edição: 2020
ISBN: 978-65-5708-029-0

Num Mundo em Mudança, Desafios Gigantescos: apresentação 

PARTE I – A DOENÇA E SUAS CIRCUNSTÂNCIAS
1. Reflexões sobre a Geopolítica depois da Pandemia 
2. A Pandemia da Covid-19: uma crise sanitária e humanitária 
3. Desenvolvimento e Pandemia: transformação estrutural para além de
um novo normal
4. Tecnologias de Saúde – Medicamentos e Vacinas: bens públicos globais
ou disputa de mercado?
5. Conhecendo o Sars-CoV-2 e a Covid-19 
6. Saúde Única e a Pandemia de Covid-19

PARTE II – DIPLOMACIA DA SAÚDE E COVID-19
7. Prelúdio em Dó Maior: a Covid-19 nas Nações Unidas 
8. Resposta à Pandemia da Covid-19 pela OMS e Opas 
9. Respostas das Instituições Financeiras Internacionais à Pandemia
da Covid-19
10. O G20 e a Pandemia: entre a economia e a saúde
11. Movimento dos Não Alinhados e G77: o Sul Global e a Covid-19
12. A Resposta da OEA à Pandemia de Covid-19 em meio ao Desmonte
do Multilateralismo
13. América Latina e Caribe: entre a Covid-19 e a crise econômica e social 
14. Brics na Covid-19: multilateralismo, capacidade tecnológica e
colaboração em PD&I
15. A Resposta à Covid-19 no Continente Africano: a União Africana e a
criação do CDC África
16. A Europa e o Multilateralismo no Enfrentamento da Pandemia da Covid-19
17. A Covid-19 na Ásia-Pacífico e no Oriente Médio: fragilidades reveladas,
tensões exacerbadas e reposicionamento de aliados estratégicos 
18. O Brasil Seis Meses após a Declaração da Covid-19 como Pandemia Global
19. China: soberania e descolonização da resposta sanitária
20. Covid-19: o impossível America first

PARTE III – COVID-19 E FIOCRUZ
21. Fiocruz como Ator da Saúde Global
22. A Estratégia de Redes Estruturantes na Cooperação Internacional da Fiocruz: América Latina e CPLP

Em acesso livre no SciELO Livros

Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar