Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Constituição da Assistência Social como um Campo de Política Pública no Brasil, A

Livro: A Constituição da Assistência Social como um Campo de Política Pública no Brasil

Autor: Gustavo Conde Margarites

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento.

A obra se aprofunda nas investigações sobre as políticas públicas e a história das instituições estatais brasileiras. A abordagem inovadora do livro é ancorada na teoria dos campos de ação estratégica (TCAE), escolha que, segundo o autor, viabilizou “transformar o Estado e as políticas públicas em objeto da sociologia”. Gustavo Margarites analisa as decisões e mecanismos que embasaram a trajetória de constituição da assistência social como campo de política pública, demonstrando como a formação da área derivou, principalmente, de interações no campo da previdência social, envolvendo, posteriormente, o campo da saúde. 

O livro é um desdobramento da tese de doutorado do pesquisador, defendida em 2019, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O autor expõe, ao longo dos seis capítulos da obra, a relevância da institucionalização da assistência social no bojo do sistema de proteção social do país. “Durante os últimos 15 anos, acompanhamos um processo de fortalecimento inédito das políticas de assistência social no Brasil. Um conjunto de inovações institucionais possibilitou um incremento na oferta de serviços e benefícios nesse setor”, ressalta Margarites.

Título integra lista de originais aprovados em edital
O volume é a segunda publicação oriunda de chamada pública para livros autorais da Editora Fiocruz. Em abril de 2019, a Editora lançou dois editais para encerrar o ciclo de comemorações de seus 25 anos. Para a de livros autorais, 47 originais foram submetidos à Editora: seis obras foram selecionadas, incluindo A Constituição da Assistência Social como um Campo de Política Pública no Brasil. Clique aqui para mais informações sobre o resultado do edital. 

Lançamento digital
Simultaneamente ao lançamento dos exemplares impressos, o título foi também disponibilizado para aquisição na rede SciELO Livros. A iniciativa amplifica a participação da Editora Fiocruz no formato digital de amplo acesso. O livro passa a integrar uma extensa lista de volumes e coletâneas disponibilizados pela Editora na biblioteca acadêmica online.  

Sobre o autor
Gustavo Conde Margarites é doutor e mestre em Sociologia pela UFRGS, instituição na qual também cursou a graduação em Ciências Sociais. Desde 2017, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), onde leciona disciplinas de Sociologia; Educação e Direitos Humanos; Antropologia das Sociedades Indígenas e Afrodescendentes; Sociologia da Educação; Sociologia e Meio Ambiente, entre outras.  

R$ 55,00 (impresso) | R$ 33,00 (digital) | 236 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

Primeira edição: 2020
ISBN (impresso): 978-65-5708-006-1 
eISBN (digital): 978-65-5708-019-1

Apresentação 
1. A Teoria dos Campos de Ação Estratégica e a Produção Setorializada de Políticas Públicas
2. A Posição das Políticas de Assistência na Trajetória da Proteção Social Brasileira
3. A Redemocratização como Janela de Oportunidade: a assistência social no período pré-constituinte
4. A Assistência Social na Arena de Disputas da Assembleia Nacional Constituinte
5. A Lei Orgânica da Assistência Social: definição de fronteiras, objetos de disputa, regras e participantes do campo da política de assistência social
6. Os Elementos Formadores do Campo da Política de Assistência Social

Em acesso comercial no SciELO Livros

Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar