Organizadores: Paulo Gadelha, José Carvalho de Noronha, Sulamis Dain, Telma Ruth Pereira
⭐ Finalista do PRÊMIO JABUTI 2017: categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer.
▶️ Clique aqui para mais informações sobre os prêmios.
Esta obra pretende refletir sobre o Brasil que queremos em um horizonte de vinte anos. Comprometido com a efetivação do SUS e a melhoria da saúde pública brasileira, o livro discute temas como projeções do perfil epidemiológico do país, organização e gestão dos serviços de saúde. Para identificar tendências, construir indicadores e intervir na realidade, os autores utilizam as ferramentas da prospecção estratégica. “Prospectar o futuro é ter um programa de ação. É criar elementos para a articulação e indução de políticas econômicas e sociais, no interesse do desenvolvimento com equidade, fomentando o acesso e a inclusão de camadas excluídas, expandindo e assegurando direitos sociais às significativas parcelas da população que permanecem marginalizadas”, explicam os organizadores. “Tomando a realidade atual como ponto de partida e a materialização das aspirações como ponto de chegada, torna-se possível projetar futuros favoráveis ao desenvolvimento econômico e social, dos quais faz parte um patamar mais elevado de gasto público em saúde, compatível com a universalização do acesso, há tanto anunciada”. O livro integra um conjunto de publicações resultantes da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, rede multidisciplinar de pesquisa, coordenada pela Fiocruz, com apoio do Ministério da Saúde.
Prêmio Jabuti 2017: Finalista na categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer
Prêmio ABEU 2017: 1º lugar na categoria Ciências da Vida
ESGOTADO | 224 páginas
Reservar este livro na Livraria Virtual
ISBN: 978-85-7541-484-2. 2016. il., tab., graf., mapas.
Prefácio
Apresentação
1. Brasil Amanhã: cenários políticos
2. Dinâmica Demográfica e Distribuição Espacial da População: o acesso aos serviços de saúde
3. Gestão Pública no Brasil do Século XXI: tendências reformistas e o desafio da profissionalização
4. Qual Padrão de Desenvolvimento? Cenários macroeconômicos a longo prazo
5. Alternativas para o Financiamento da Saúde pela União: espaço fiscal e oportunidades para as próximas duas décadas
6. Mudanças Recentes no Setor Privado de Serviços de Saúde no Brasil: internacionalização e financeirização
Paulo Gadelha: médico, doutor em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz); pesquisador titular e presidente da Fiocruz.
José Carvalho de Noronha: médico sanitarista, doutor em saúde coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); médico do Laboratório de Informações em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica em Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã da Fiocruz.
Sulamis Dain: economista, doutora em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e livre-docente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); professora colaboradora das Faculdades de Campinas.
Telma Ruth Pereira: médica; colaboradora da iniciativa Brasil Saúde Amanhã da Fiocruz.
Em acesso livre no SciELO Livros
Mais em outros sítios da Fiocruz