Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Brasil Saúde Amanhã: dimensões para o planejamento da atenção à saúde

Organizadores: José Carvalho de Noronha, Luciana Dias de Lima, Adolfo Horácio Chorny, Mario Roberto Dal Poz, Paulo Gadelha

"Este livro reúne trabalhos desenvolvidos sobre os temas relacionados às projeções do perfil epidemiológico do país e a organização e gestão dos serviços de saúde, com o objetivo de apoiar o planejamento e a prospecção estratégica do sistema de saúde em âmbito nacional. A abordagem de prospecção estratégica adotada pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã pretende expandir a capacidade de compreensão em relação a temas e situações emergentes fundamentais para o planejamento em saúde de médio e longo prazo. Para tanto, integra perspectivas, procedimentos e ferramentas das pesquisas de tendências e dos estudos de futuro. [...] Em síntese, o livro oferece um conjunto diversificado de informações, todas de suma relevância para o planejamento nacional em saúde. Esperamos que ele possa contribuir para o debate acerca das mudanças, tendências e desafios para as políticas de saúde nas próximas décadas e para a proposição de alternativas que busquem o fortalecimento do sistema público de saúde no Brasil."

Preço: R$ 46,00 | 236 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

ISBN: 978-85-7541-499-6. 2017. il., tab., graf.

Sumário:

Prefácio
Apresentação
1. Cenário Epidemiológico do Brasil em 2033: uma prospecção sobre as próximas duas décadas
2. Os Recursos Físicos de Saúde no Brasil: um olhar para o futuro 
3. Polos e Fluxos de Deslocamento de Pacientes para Internação Hospitalar e Procedimentos Selecionados no Sistema Único de Saúde
4. Segmentos Institucionais de Gestão em Saúde: descrição, tendências e cenários prospectivos
5. Estrutura Atual e Estimativas Futuras da Força de Trabalho em Medicina, Enfermagem e Odontologia no Brasil – 2000 a 2030 
6. Projeção das Capacidades de Formação de Profissionais da Saúde

Sobre os organizadores:

José Carvalho de Noronha: Médico sanitarista, doutor em saúde coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; médico do Laboratório de Informações em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, da Fiocruz.

Luciana Dias de Lima: Médica, doutora em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; pesquisadora e docente do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).

Adolfo Horácio Chorny: Graduado em administração de empresas; aposentado como professor titular da Fiocruz.

Mario Roberto Dal Poz: Médico, doutor em saúde pública pela Fiocruz; professor associado do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e editor-chefe do periódico Human Resources for Health.

Paulo Gadelha: Médico, doutor em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz); pesquisador titular da Fiocruz, onde é coordenador da iniciativa Brasil Saúde Amanhã.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar