Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Avaliação em Saúde: dos modelos teóricos à prática da avaliação de programas de controle de processos endêmicos

Organizadoras: Elizabeth Moreira dos Santos, Marly Marques da Cruz

Coletânea que vem preencher uma lacuna importante no âmbito dos programas voltados para o controle dos processos endêmicos. Ela cumpre três objetivos principais: pensar o papel social da avaliação; discutir os problemas envolvidos na aproximação da teoria à ação no processo avaliativo; e colaborar com a prática de profissionais em avaliação no desenvolvimento de projetos ou planos de avaliação com foco na melhoria das ações. Os capítulos apresentam estudos sobre programas de dengue, sífilis congênita, vigilância em saúde, HIV e tuberculose. Embora os estudos avaliativos apresentados não possam extrapolar seus resultados para outras realidades, compartilham com elas conceitos, fundamentos e questões, bem como fatores que facilitam ou dificultam as ações em saúde. O livro tem a preocupação de articular o discurso com a prática, a teoria com a ação, de modo a aproximar a produção acadêmica dos serviços de assistência à saúde. Propõe processos avaliativos não para gerar informações de forma burocrática, mas para compreender como e por que aqueles resultados são produzidos, tornando-os cada vez mais relevantes para melhorar os serviços estudados. E isso requer avaliações que contemplem tanto as perspectivas técnicas e normativas quanto a visão dos usuários. Dessa forma, os achados de um processo avaliativo podem, de fato, contribuir para a tomada de decisões, os ajustes necessários nos programas ou a busca de novas alternativas. 

Preço: R$ 38,00 | 254 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

ISBN: 978-85-7541-447-7. 2014. il., tab.

Sumário:

Prefácio; Apresentação; Introdução
1. Desenvolvimento e Validação de um Instrumento para Avaliar o Programa Nacional de Controle da Dengue no Âmbito Municipal
2. Avaliação do Grau de Implementação do Projeto Nascer - Maternidades Relacionado à Sífilis Congênita em Pernambuco
3. Avaliação da Implantação do Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde na Região Metropolitana II do Estado do Rio de Janeiro (2005-2007)
4. A Dispensação de Medicamentos para as Pessoas Vivendo com HIV: a experiência de um estudo avaliativo
5. Avaliação da Implantação do Programa de Controle da Tuberculose e sua Integração com o Programa Médico de Família: estudo de caso em Niterói (RJ)
6. Aconselhamento em HIV/Aids na Estratégia Saúde da Família: a construção compartilhada e a implantação de uma proposta de monitoramento em Manguinhos
7. Custo-Efetividade do Tratamento Inicial Supervisionado da Tuberculose em Pacientes Coinfectados com HIV em Unidades de Saúde Selecionadas do Município do Rio de Janeiro

Sobre as organizadoras:

Elizabeth Moreira dos Santos: médica, PhD em community health pela Universidade de Illinois (Estados Unidos); pesquisadora titular (aposentada) do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, consultora em monitoramento e avaliação do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.

Marly Marques da Cruz: psicóloga, doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz; pesquisadora adjunta do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da mesma instituição.

Conheça a Livraria Virtual da Editora Fiocruz 

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar