Autores: Luiza Garnelo, Sully de Sousa Sampaio, Ana Lúcia Pontes
Mais um lançamento da coleção Fazer Saúde, o livro apresenta as contribuições do Curso Técnico de Agentes Comunitários Indígenas de Saúde (CTACIS) na região do Alto Rio Negro do Brasil. Com a proposta de melhorar os serviços de saúde nas comunidades indígenas, o curso foi desenhado como uma estratégia multidisciplinar por diversos atores e implementado de acordo com as realidades locais.
Em seus sete capítulos, a obra analisa etapas como o trabalho e a formação dos agentes comunitários e indígenas de saúde, as concepções político-pedagógicas e a organização curricular do CTACIS, os cuidados da saúde de crianças e mulheres indígenas, vigilância alimentar e nutricional em terra indígena, além de temas transversais, como território, cultura e política.
O título é resultado de um trabalho conjunto feito pelos autores Luiza Garnelo, médica-sanitarista e antropológa, Sully Sampaio, cientista social, e Ana Lúcia Pontes, médica-sanitarista e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Garnelo e Sampaio são, respectivamente, pesquisadora e bolsista do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz no Amazonas.
Segundo a médica Myrna Cunningham Kain, pertencente ao povo miskitu, da Nicarágua, e defensora dos povos indígenas, o livro é "uma contribuição significativa para a implementação efetiva de sistemas de saúde com enfoque intercultural e que permitam a plena realização dos direitos dos povos indígenas e de todos que habitam este continente".
A coleção Fazer Saúde pretende, com seus títulos, contribuir para a qualificação de profissionais, pesquisadores e gestores do SUS, estimulando o diálogo entre conhecimentos científicos, educação, inovações tecnológicas, saberes e práticas em saúde.
R$ 29,00 | 164 páginas
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Primeira edição: 2019
ISBN: 978-85-7541-634-1
Apresentação
1. O trabalho e a formação dos agentes comunitários de saúde e dos agentes indígenas de saúde
2. Concepções político-pedagógicas, interculturalidade e organização curricular do Curso Técnico de Agentes Comunitários Indígenas de Saúde
3. Temas transversais: território, cultura e política
4. Cuidado e vigilância alimentar e nutricional em terra indígena
5. Cuidado à saúde da criança indígena
6. Dimensões da saúde do adulto: o cuidado à saúde da mulher indígena
7. Aprendizado gerado pela experiência e potencialidades de adaptação para outros contextos
Referências
Leituras complementares
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