Organizadoras: Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro; Vera Lucia Luiza; Selma Rodrigues de Castilho; Maria Auxiliadora Oliveira; Nelly Marin Jaramillo
Se, no início dos anos 2000, a falta de acesso a medicamentos constituía um grande obstáculo à promoção da saúde, hoje, essa realidade já apresenta importantes sinais de mudança. Um exemplo é o expressivo aumento do número de pessoas com HIV/Aids que têm acesso aos medicamentos de que necessitam, resultado de iniciativas nacionais e internacionais. E, na construção desta nova realidade, o Brasil teve papel diferenciado e decisivo. É o que defendem os autores desta coletânea. Segundo eles, “ao lutar diuturnamente pela implementação de políticas de garantia do acesso universal a medicamentos no território nacional, o Brasil pôde demonstrar, com suas experiências exitosas, que países em desenvolvimento eram capazes de promover esse acesso”. Este livro - que vem preencher uma lacuna na área do ensino - busca não só compreender a consolidação da assistência farmacêutica, mas também fornecer referências para que ela continue avançando no Brasil. Afinal, apesar das conquistas, ainda existem vários desafios a serem enfrentados. Como os autores combinam o discurso científico com a experiência em serviço, os capítulos oferecem um embasamento acadêmico para responder às necessidades vivenciadas por gestores e profissionais, na prática. São, ao todo, 35 capítulos que abordam os mais variados tópicos: uso racional de medicamentos, recursos humanos, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, produção, regulação sanitária, epidemiologia e assistência farmacêutica em desastres, entre outros. As experiências do Programa Farmácia Popular e de alguns estados e municípios também são analisadas no livro.
Preço: R$ 89,00 | 469 páginas
Comprar este livro na Livraria Virtual
ISBN: 978-85-7541-442-2. 1ª reimpressão: 2017 (1ª edição: 2014). il., tab.
Prefácio
Apresentação
Parte I - Aspectos conceituais da assistência farmacêutica
Parte II - Atividades centrais para a assistência farmacêutica
Parte III - Atividades estratégicas para a assistência farmacêutica
Parte IV - Tópicos especiais e experiências
Índice
Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro: farmacêutica industrial, doutora em saúde da criança e da mulher; pesquisadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Ensp/Fiocruz.
Vera Lucia Luiza: farmacêutica, doutora em saúde pública; pesquisadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Ensp/Fiocruz.
Selma Rodrigues de Castilho: farmacêutica, doutora em engenharia biomédica; professora e coordenadora do curso de Mestrado Profissional em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica da UFF.
Maria Auxiliadora Oliveira: médica, doutora em engenharia de produção; pesquisadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Ensp/Fiocruz.
Nelly Marin Jaramillo: química farmacêutica, mestre em governo, administração e direção de instituições sanitárias; ex-assessora regional em políticas farmacêuticas da Opas/OMS.