Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Animais Peçonhentos na Saúde Pública, Os

Livro: Os Animais Peçonhentos na Saúde Pública

Autores: Claudio Maurício Vieira de Souza, Rosany Bochner

Discutir os múltiplos fatores que envolvem os acidentes e problemas de saúde causados por animais peçonhentos, especialmente entre as populações mais vulneráveis. Com esse objetivo, a Editora Fiocruz lança Os Animais Peçonhentos na Saúde Pública, título que integra a coleção Temas em Saúde.

A autoria é de Claudio Maurício e Rosany Bochner, pesquisadores pertencentes a uma geração formada em um dos tantos momentos especiais da trajetória da saúde pública no Brasil: a implantação do Programa Nacional de Ofidismo, em 1986, iniciativa de enfrentamento dos acidentes por animais peçonhentos.

Segundo os autores, o livro começou a ser pensado durante suas andanças pelo interior do estado do Rio de Janeiro, estudando o aumento dos casos de picadas por escorpiões. "Essas experiencias no território reforçaram duas preocupações: a necessidade de apropriação pelas políticas públicas dos saberes e modos de viver das populações expostas ao risco de acidentes e a necessidade de reorganização das estratégias e ações voltadas para esses problemas de saúde", afirma o biólogo Claudio Maurício.

Dividido em quatro capítulos, o volume tem caráter introdutório e busca provocar a curiosidade do leitor para algumas das dimensões envolvidas nos acidentes por animais peçonhentos. Dessa forma, a obra se distancia das abordagens que se concentram apenas nos aspectos biológicos e médicos dessas questões, mostrando como o modelo de atenção aos acidentes por animais peçonhentos vem funcionando como um ecossistema de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre os autores
O biólogo Claudio Maurício Vieira de Souza é doutor em Ciências pela Fiocruz e mestre em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É ex-diretor científico do Instituto Vital Brazil (IVB), onde coordena o Laboratório de Artrópodes.  

Graduada em Estatística, Rosany Bochner é doutora em Saúde Pública pela Fiocruz - com pós-doutorado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) - e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pesquisadora aposentada da Fiocruz e ex-membro do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict) da Fiocruz. 

Livro integra lista de propostas aprovadas em edital para Temas em Saúde
A obra é a 17ª publicação oriunda de chamada pública da Editora Fiocruz para novos títulos da coleção Temas em Saúde. Em abril de 2019, foram lançados dois editais para encerrar o ciclo de comemorações dos 25 anos da Editora. A chamada para compor a coleção recebeu 122 propostas de publicação e Os Animais Peçonhentos na Saúde Pública foi uma das aprovadas.

R$ 15,00 (impresso) | R$ 9,00 (digital) | 188 páginas

Comprar na Livraria Virtual (impresso)

 

Comprar no SciELO Livros (e-book)

Primeira edição: 2022
ISBN (impresso): 978-65-5708-128-0
eISBN (digital): 978-65-5708-162-4

Apresentação
1. Animais Peçonhentos e seus Significados para as Pessoas
2. Acidentes por Animais Peçonhentos: o papel dos determinantes sociais e a negligência em saúde
3. A Revolução dos Franceses e um Mineiro Chamado Vital: os soros antipeçonhentos, sua especificidade e as bases da política pública brasileira
4. Do Conceito Ampliado de Saúde à Formulação de Políticas Públicas: as estratégias do SUS voltadas para os acidentes por animais peçonhentos
Considerações Finais
Referências
Sugestões de Leitura

Em acesso comercial no SciELO Livros

Confira outros títulos desta mesma coleção:
Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar