Início do conteúdo

Aedes de A a Z

Livro: Aedes de A a Z

Autores: Denise Valle, Raquel Aguiar, Denise Nacif Pimenta, Vinicius Ferreira

Que particularidades tornam o mosquito Aedes tão presente em nossa rotina? O que há de novo em termos de estratégia e controle desse mosquito? A fim de responder e fazer refletir sobre essas e outras perguntas relacionadas ao vetor, Aedes de A a Z, livro que integra a coleção Temas em Saúde, apresenta visões de quatro profissionais da Fiocruz com diferentes formações e enfoques complementares: Denise Valle, bióloga; Raquel Aguiar, jornalista; Denise Nacif Pimenta, antropóloga; e Vinicius Ferreira, jornalista e publicitário. 

Mesmo em um cenário repleto de desafios causados pela pandemia de Covid-19, o livro nos lembra, logo na apresentação, que “o Brasil é reconhecido internacionalmente pela criatividade e assertividade com que busca estratégias para controlar epidemias”. Os autores ressaltam que, no caso de epidemias causadas por doenças transmitidas por vetores (como é o caso do mosquito Aedes), “o país tem tradição que remonta à constituição da medicina tropical, no início do século XIX”.

▶️ Confira o vídeo de lançamento abaixo ou clique aqui para assistir.   

Segundo eles, o título oferece ao leitor “um meio do caminho entre um texto corrido e um glossário”, corroborando a expressão de A a Z presente no título. Ainda na apresentação, uma lista de siglas e termos técnicos relacionados ao Aedes é apresentada com o objetivo de facilitar a leitura e a consulta dos significados. Em seguida, cada um dos cinco capítulos se divide em tópicos com abordagens específicas sobre o Aedes. A obra conta ainda com diversos infográficos que ilustram aspectos do vetor em uma linguagem simples e de fácil visualização. 

No primeiro capítulo, o volume apresenta um histórico das entradas, do controle e da erradicação do mosquito no Brasil. Em seguida, no capítulo dois, os autores chamam atenção para o fato de o Aedes ser um inseto doméstico, que vive perto do homem e se beneficia das condições por ele criadas. O terceiro capítulo, que tem como base a pergunta A culpa é do mosquito?, discorre sobre as condições sociais que geram os ambientes propícios para o desenvolvimento do mosquito e dos processos epidêmicos. As ações de vigilância e controle dão o tom do quarto capítulo. Por fim, o quinto e último capítulo reflete sobre a importância estratégica da comunicação para o controle do vetor e a prevenção às arboviroses. 

Sobre os autores
Três dos quatro autores são vinculados ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). São eles a bióloga Denise Valle, doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com pós-doutorado em Biologia do Desenvolvimento na Universidade Toulouse III (França); a jornalista Raquel Aguiar, doutora em Informação e Comunicação em Saúde pelo Icict/Fiocruz e coordenadora de jornalismo e comunicação do IOC/Fiocruz; o jornalista e publicitário Vinicius Ferreira, especialista em Divulgação e Popularização da Ciência pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e assessor de comunicação do IOC/Fiocruz. Pesquisadora do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), onde fez o doutorado em Ciências da Saúde, a antropóloga Denise Nacif Pimenta tem pós-doutorado em Informação e Comunicação em Saúde pelo Icict/Fiocruz.

Livro integra lista de propostas aprovadas em edital para Temas em Saúde
O livro é a terceira publicação oriunda de chamada pública da Editora Fiocruz para novos títulos da coleção Temas em Saúde. Em abril de 2019, foram lançados dois editais para encerrar o ciclo de comemorações dos 25 anos da Editora. A chamada para compor a coleção recebeu 122 propostas de publicação e Aedes de A a Z foi uma das aprovadas.

R$ 15,00 (impresso) | R$ 9,00 (digital) | 172 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual (impresso)



Comprar este livro no SciELO Livros (e-book)

Primeira edição: 2021
ISBN (impresso): 978-65-5708-030-6
eISBN (digital): 978-65-5708-098-6

Apresentação
1. Pontos de Partida
2. Aedes, um Inseto Doméstico
3. O Aedes e o Social
4. Vigilância e Controle
5. Estratégias em Comunicação sobre Aedes aegypti
Referências 
Sugestões de Leitura

Em acesso comercial no SciELO Livros

Confira outros títulos desta mesma coleção:

Voltar ao topoVoltar