Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Fiocruz Piauí: Ensino


Em parceria com a comunidade acadêmica local, as ações de ensino da Fiocruz Piauí incluem a pós-graduação stricto sensu e cursos de capacitação profissional em saúde.

Os cursos de mestrado são oferecidos por unidades da Fiocruz situadas no Rio de Janeiro, como o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp). Desde 2013, o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do IOC mantém uma turma de mestrado anual no Piauí. Até o outubro de 2018 terão sido titulados 32 mestres em Medicina Tropical. A quarta turma do mestrado iniciará no segundo semestre de 2018.

Os demais cursos de mestrado têm caráter intermitente, ou seja, não são oferecidos todos os anos. É o caso do Mestrado Profissional em Doenças Negligenciadas, organizado pela Ensp, que titulou 24 mestres no estado, em 2014. 

Em 2017 foi implementado no Piauí o Doutorado em Saúde Pública, resultado de consórcio entre diferentes unidades da Fiocruz, como Ensp, IOC e Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF).

Entre os parceiros da Fiocruz Piauí para a área de ensino e pesquisa estão a Universidade Federal do Piauí, a Universidade Estadual do Piauí, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí, o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, a Secretaria de Estado de Saúde, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A Fiocruz Piauí em parceria com o Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde (LAVSA) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), a Fiocruz Brasília, a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), em articulação com as instâncias do poder público estadual e municipais do Piauí e junto às organizações da sociedade civil, inclusive dos movimentos sociais que atuam em projetos no semiárido piauiense está oferecendo o Curso de Educação Profissional e Vigilância Popular em Saúde Ambiental e Manejo das Águas.

O curso é voltado para as populações do campo localizadas no semiárido piauiense e visa contribuir no processo de formação dos trabalhadores da saúde, incluindo os agentes comunitários de saúde e os agentes de controle de endemias/agentes de vigilância em saúde, os educadores das escolas públicas e de agentes sociais vinculados à Articulação do Semiárido Brasileiro para atuação na esfera pública/política em torno da vigilância popular em saúde ambiental, com ênfase no manejo das águas. Esse processo tem em sua base pedagógica os pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos centrados no processo dialógico entre o poder público e movimentos sociais de base territoriais compreendidos como sujeitos de direitos e produtores de conhecimento.

Para saber mais sobre os cursos oferecidos pela Fiocruz Piauí, entre em contato pelo e-mail fiocruzpiaui@fiocruz.br ou pelos telefones (86) 3301-8651/ (86) 3301-8654.

Voltar ao topoVoltar